-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- A maior renda de bilros do mundo é de Vila do Conde!
A maior renda de bilros do mundo é de Vila do Conde!

Foi com grande expetativa e uma forte emoção que se ouviu o anúncio feito, ontem, pela júri oficial do Guinness World Records, Fortuna Burke, que mediu e confirmou a autenticidade do trabalho, registando que é de Vila do Conde a maior renda de bilros do mundo.
Ao todo, a peça que foi apresentada junto à Nau Quinhentista, perante o olhar de milhares de pessoas, mede 53,262 metros quadrados, e foi feita com 8 quilos de fio de algodão. Exibe um total de 437 quadrados de 30x30 centímetros, todos com cores e formas diferentes, feitos por 150 rendilheiras de todas as idades.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, não conteve a emoção e disse que "sentiu uma enorme alegria ao ver içada esta peça de arte de rara beleza, que saiu das delicadas e dedicadas mãos das nossas rendilheiras”.
A Dr.ª Elisa realçou também o facto de este reconhecimento ultrapassar fronteiras e projetar, ainda mais, as rendas de bilros no mundo.
A Presidente terminou salientando que “esta foi a maior homenagem alguma vez prestada às nossas rendilheiras” e aproveitou o momento para, mais uma vez, dizer obrigado, queridas rendilheiras.
Na cerimónia que antecedeu a entrada de Vila do Conde no livro do GUINNESS WOLRD RECORDS com a maior rendas de bilros do mundo, intervieram, pela ordem descrita, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, a rendilheira que coordenou o projeto e que representa todas as rendilheiras, Maria da Guia, Presidente da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, Dr. António Saraiva Dias, Diretor da Cultura do Norte, Dr. António Ponte e o Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Mário Almeida.