-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Condecoração a José Alberto Reis Pereira
Condecoração a José Alberto Reis Pereira

O Secretário de Estado da Cultura condecorou, a título póstumo, o Eng.º José Alberto dos Reis Pereira com a Medalha de Mérito Cultural pelo contributo e dinâmica que sempre depositou na organização de atividades culturais relacionadas com a obra de seu pai Júlio Saúl Dias e de seu tio José Régio, pela doação de grande parte dessa obra a diversas instituições públicas nacionais e também pela sua participação em várias exposições coletivas.
Na sequência do seu falecimento, em dezembro de 2012, foi tornado público o testamento que dava conta do legado do espólio artístico de seu pai, Julio / Saul Dias, o que faz dele um filantropo pela grandeza do seu gesto ao fazer da obra de seu pai um bem público, a todos acessível.
Nesse testamento foi contemplado um conjunto de Instituições como o Museu Municipal de Estremoz, o Museu Municipal de Portalegre, Museu de Olaria de Barcelos, Museu Nacional Machado de Castro, Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Centro de Estudos Regianos e a Câmara Municipal de Vila do Conde. À Câmara Municipal de Vila do Conde coube um vastíssimo conjunto de desenhos, alguns óleos e a biblioteca do pintor e poeta, a parte mais significativa do seu legado.
Naturalmente que a Câmara Municipal de Vila do Conde se sentiu imensamente grata pelo enorme gesto do Eng.º José Alberto, recebendo o espólio então legado, respeitando as condições de entrega do mesmo, instalando, para o efeito, a Galeria Júlio e Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, a abrir brevemente, no Centro de Memória de Vila do Conde.
O filantropo José Alberto dos Reis Pereira “era um pintor tímido mas muito válido” como escreveu Valter Hugo Mãe no Jornal de Letras, aquando da sua morte, acrescentando ainda “conheci poucos homens com tamanha meninice na sinceridade, no carinho pela arte, pela delicadeza dos desenhos, a cor das pinturas, o sentido alvo dos versos”.