-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Centenário dos Delaunay em Vila do Conde inicia com arte mural
Centenário dos Delaunay em Vila do Conde inicia com arte mural
A celebração do primeiro centenário da presença de Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde inicia com a execução de um mural de arte urbana dedicado ao casal, na fachada sul do Centro Escolar Bento de Freitas, na artéria com o nome dos artistas. Esta foi a forma escolhida pela Câmara Municipal de Vila do Conde para dar início ao ciclo de comemorações quando se celebram 100 anos da presença em Vila do Conde deste mítico casal das artes contemporâneas, percursores do orfismo e que em Portugal viveram um importante momento da sua carreira artística.
A escolha da execução de um mural de arte urbana prende-se com o facto de também os Delaunay serem apreciadores deste tipo de arte, tendo fundado em 1932 o grupo “Art Mural” e tendo criado, em 1937, um significativo conjunto de murais para a Exposição Internacional de Paris.
Em simultâneo à execução do mural, os alunos do Centro Escolar participaram numa praça de pequenos pintores onde coloriram obras dos Delaunay, num ambiente que recriava as praças artísticas parisienses da época.
Em paralelo, decorrerão até 22 de novembro mais atividades: no próximo dia 17 de outubro, sábado, pelas 17h00, será inaugurada, no Centro de Memória de Vila do Conde, a exposição “Sonia Delaunay” com obra gráfica da artista cedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Na mesma altura será lançada a publicação “Delaunay – Centenário da presença de Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde”.
No dia 14 de novembro, dia em que se celebram 130 anos do nascimento de Sonia Delaunay, realizar-se-á a conferência “Simultaneidades: vida, obra e influência dos Delaunay na arte em Portugal”, também no Centro de Memória, pelas 15h30.
A conceção artística deste projeto é da responsabilidade da pintora Isabel Lhano e a execução do mural por Manuel Martins e Arménio Torre.