-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Boas contas municipais em destaque no Anuário Financeiro
Boas contas municipais em destaque no Anuário Financeiro
Editado pela Ordem de Contabilistas Certificados, foi agora dada a conhecer a edição referente ao ano de 2014, onde se confirma o bom posicionamento do Município de Vila do Conde no que diz respeito ao seu comportamento orçamental exemplar.
Sendo considerado um município médio, o Município de Vila do Conde lidera o ranking de todo o distrito do Porto - considerando municípios grandes, médios e pequenos - no que concerne à melhor eficiência financeira, sendo ainda o 3º melhor município do Distrito no conjunto de todos os fatores analisados pelos autores do documento, acrescentando-se que, neste capítulo, é o melhor no segmento de municípios médios.
Merece particular destaque que a execução orçamental, implementada no ano de 2014, conduziu Vila do Conde a posicionar-se como o melhor Município de todo o País , no que diz respeito à redução de dívidas de curto prazo.
Face às receitas totais, as receitas próprias do Município representam um elevado grau de independência financeira (63,8%), o que equivale ao 35º lugar do ranking nacional. As receitas relacionadas com impostos (nomeadamente IMI e IMT) registaram um crescimento de 16%, em contraponto com as receitas de taxas e impostos indiretos, que sofreram uma queda de 25%.
Vila do Conde é um dos 192 concelhos (num total de 308) que não tem qualquer empresa municipal. É também um dos 102 municípios que aderiram ao PAEL-Programa de Apoio à Economia Local, podendo aqui referir que, no conjunto dos concelhos que integram a Área Metropolitana do Porto, aderiram também a este programa os municípios de Póvoa de Varzim, Trofa, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Espinho, Oliveira de Azemeis, Paredes, Penafiel, Santo Tirso e Valongo.
A política de boas contas vai ser prosseguida pelo Executivo Municipal, com o objetivo de se obter um saudável equilíbrio orçamental, de se continuar a processar a pronto os pagamentos a fornecedores, de se ir abatendo a dívida de forma consolidada e de continuar a ver o Município de Vila do Conde como um bom exemplo a seguir no universo dos municípios portugueses.