-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal concebe plano para a igualdade de género
Câmara Municipal concebe plano para a igualdade de género

A Câmara Municipal de Vila do Conde encontra-se a desenvolver um plano de política local para a promoção da igualdade de género cujos efeitos serão sentidos tanto a nível da própria autarquia, designadamente, nos recursos humanos como a nível externo nas instituições e comunidade do Concelho.
Esta iniciativa partiu de uma necessidade sentida pela Câmara Municipal de Vila do Conde em desenvolver uma política que contrarie todas as ações de discriminação e de exclusão entre homens e mulheres que continuam a persistir na sociedade em geral e, particularmente, no sector do trabalho e do emprego. Apesar de todos os esforços que têm vindo a ser encetados pela Câmara Municipal de Vila do Conde ao longo dos últimos anos, foi necessário investir num plano mais estruturado que assente em objetivos concretos e mensuráveis e que responda a um complexo processo de diagnóstico da realidade atual do município, em matéria de igualdade de género.
A realização deste plano local decorrerá de um estudo alargado e profundo da realidade do concelho em todos os quadrantes que o compõem, designadamente, político, social, económico, cultural, educacional e laboral. Atendendo aos objetivos que suportam o plano local para a igualdade, encontra-se a ser desenvolvido um questionário de autorrelato que será aplicado aos agentes locais e aos/às colaboradores/as do Município e que inclui várias dimensões de elevada pertinência para a implementação de uma política de igualdade de género no concelho, leia-se: planeamento estratégico, gestão de recursos humanos; comunicação; relação com a comunidade.
Através desta técnica de recolha de dados será possível aceder a um vasto leque de informações sobre a situação atual do Município em matéria de igualdade de género e, assim, desenvolver políticas de intervenção concretas e objetivas.
O projeto está a cargo da Conselheira para a Igualdade, Renata Martins e pretende também alertar para as questões da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos/as cidadãos/ãs do concelho de Vila do Conde, numa tentativa de favorecer o equilíbrio entre os géneros e de permitir às mulheres mais tempo de dedicação à carreira profissional (esfera pública) e aos homens mais tempo de dedicação à vida familiar (esfera privada).
No âmbito do desenvolvimento do plano de políticas para a Igualdade de Género, o Município formalizou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e igualdade de Género (GIC). Esta parceria vem estabelecer uma estreita relação entre ambas as entidades e acrescenta valor a todas as iniciativas e projetos que serão alavancados pelo Município em prol de uma comunidade menos exclusiva e discriminatória.
Serão várias as iniciativas desenvolvidas pelo Município em prol deste projeto e que procurarão promover o esclarecimento e consciencialização dos/as funcionários/as municipais, comunidade e entidades parceiras por forma a empoderá-los/as na promoção para a igualdade de género. É, portanto, objetivo deste Plano e do Município consolidar uma estrutura de suporte em matéria de igualdade, por forma a contribuir para mudanças sociais e comportamentais significativas que em muito favorecem o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa, referiu a Conselheira para a Igualdade da Câmara Municipal de Vila do Conde.