-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Estreia do grupo OboéFagote Ensemble
Estreia do grupo OboéFagote Ensemble

Esta sexta-feira, às 21h30, no Teatro Municipal, o conjunto instrumental OboéFagote Ensemble vai apresentar-se, pela primeira vez, ao público, integrando o ciclo de concertos Encontros Nova Música em Vila do Conde.
OboéFagote Ensemble é constituído por um numeroso grupo de oboístas e fagotistas, todos profissionais de reconhecido mérito neste universo singular dos instrumentos de palheta dupla e professores nas várias escolas de ensino artístico. Este conjunto instrumental, de sonoridades particularmente únicas, é composto pelos instrumentos de palheta dupla - oboé, oboé de amor, corne inglês, fagote e contrafagote (e, por vezes, percussão).
O OboéFagote Ensemble irá apresentar um programa muito interessante que, para além de transcrições/adaptações, inclui algumas composições que serão apresentadas em 1ª audição absoluta.
O grupo irá estrear algumas composições, nomeadamente Diálogos Ib, de Jorge Campos, escrita para este Ensemble e dirigida pelo próprio compositor. Outra estreia será para oboé solo, de Eduardo Luís Patriarca, com a interpretação do oboísta convidado José Fernando Silva. Ainda a obra Serenade, op.44, de Dvorak, original para outra formação instrumental, será apresentada numa adaptação feita exclusivamente para instrumentos de palheta dupla, dirigida pelo maestro convidado António Saiote.
Para além de apresentações em concertos e da divulgação do trabalho de compositores a escrever originalmente para esta formação, o grupo tem como objetivo prestar também um contributo didático, desenvolvendo atividades com vista ao enriquecimento das várias instituições artísticas.
Este conjunto instrumental surgiu em janeiro deste ano, com direção artística de Francisco Luís Vieira, fruto da existência e experiência do Ensemble Palhetas Duplas que, tendo em conta o interesse por este despertado no panorama musical, foi criado um grupo congénere, sediado no Porto.