-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Finalmente as dragagens no canal do rio Ave
Finalmente as dragagens no canal do rio Ave

Depois de muita insistência da Câmara Municipal junto da Direção Geral de Recursos Naturais e da Docapesca, é com sentido de dever cumprido que se regista o início dos trabalhos de dragagem do canal do Ave, entre a foz e o núcleo de recreio, incluindo a área da marina.
Esta intervenção há muito reclamada pelos Vilacondenses é imprescindível para a navegabilidade do canal do rio Ave e viabilizará o uso pleno do núcleo de recreio bem como o estacionamento conveniente da réplica da Nau Quinhentista ali atracada, e ainda a utilização sem constrangimentos e em condições de segurança, do rio pelos nossos pescadores que operam a partir do trapiche, no Cais dos Assentos.
Os meios envolvidos na intervenção que agora se iniciou inclui duas dragas de dimensões e características diferentes, que assegurarão a remoção e transporte para alto mar de mais de 43 mil m3 de dragados, no prazo estimado de 60 dias, o que naturalmente ficará condicionado pelo estado do mar.
É neste contexto que a partir do próximo dia 7 de dezembro as embarcações de recreio atracadas na marina, não poderão ali permanecer, garantindo assim as condições necessárias à execução dos trabalhos, tudo de acordo com despacho da Capitania do Porto de Vila do Conde e edital da Docapesca, para o que se solicita a melhor compreensão e colaboração de todos.
A Presidente de Câmara e o Vice-Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz e o Eng. António Caetano, respetivamente, inteiraram-se em pormenor dos trabalhos que agora foram iniciados, em reunião realizada na Câmara Municipal com o Eng.º José Canelas, representante da Divisão Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, entidade que promoveu e acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos.