-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Direitos digitais e segurança na navegação na internet
Direitos digitais e segurança na navegação na internet

Teve lugar na Escola Secundária D. Afonso Sanches, uma Conferência sobre os direitos digitais e segurança na navegação na internet, promovida pela DECO e pela Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Centro de Informação ao Consumidor.
Nas NETalks, conferências destinadas aos jovens, promove-se o debate sobre as questões relacionadas com o mundo digital. Os jovens, enquanto nativos digitais, carecem de informação e experiência para enfrentar os desafios que são colocados pela realidade virtual. O mundo digital tem regras que os jovens devem ter presentes e o respeito pelos direitos de autor que no mundo digital não é exceção. Nem tudo o que se encontra na Internet pode ser usado à vontade. Os mais jovens precisam de ter consciência de que muitos conteúdos que procuram, como músicas, filmes, vídeos e jogos, estão protegidos por direitos de autor. E um download não autorizado pode trazer muitos problemas…
Por outro lado, tudo o que dizemos ou fazemos online fica na internet para sempre. Nunca mais pode ser apagado. Um comentário num blogue, uma fotografia mais ousada, um vídeo inocente de uma saída à noite… A nossa reputação online é o resultado de tudo o que publicamos. Na rede, os perigos espreitam em cada navegação. Há que estar bem atento!
Esta conferência teve a participação da Dr.ª Lurdes Alves, Vereadora da Câmara Municipal e da Dr.ª Joana Simões, da DECO e no debate, moderado pelo Dr. André Regueiro da DECO, participaram, a Dra. Marília Cabral da Sociedade Portuguesa de Autores – SPA -, e o Professor Doutor António Osório do Centro de Competências TIC da Universidade do Minho.
O auditório da ESDAS foi pequeno para todos os estudantes que quiseram assistir e participaram ativamente no debate, revelando a pertinência e a adequação dos temas a este público.
Foi ainda apresentada a 3ª edição do concurso Sitestar.pt, concurso que desafia os jovens a criarem sites sobre os seus projetos e atividades, promovendo a literacia digital e o respeito pelos direitos de autor.