-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Redução do IMI no Orçamento para 2016
Redução do IMI no Orçamento para 2016
O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2016 foram aprovados pela Assembleia Municipal realizada no passado dia 22 de dezembro. O valor global do documento atinge o 46.695.000€ pelo lado da receita e de 44.695.000€ na despesa. O documento reflete a visão global e estratégica que o Executivo Municipal pretende para o Concelho de Vila do Conde.
A redução da dívida municipal tem registado uma evolução muito positiva. Se no final de 2013 era de 57 milhões, no final de 2014 atingia os 52 milhões, e no final de 2015 um valor de 44 milhões, de acordo com o documento agora apresentado e aprovado, em final de 2016 o valor global da dívida municipal cifrar-se-á em 40 milhões de euros (o que significa, em 3 anos, uma redução de 31% da dívida).
O Orçamento de 2016 contempla a medida já anteriormente tomada pelo executivo de reduzir em 10% o IMI a todos os Vilacondenses.
No que concerne às Grandes Opções do Plano, estão previstas no Plano Plurianual de Investimentos um conjunto alargado de intervenções, unicamente suportadas com verbas municipais. Destacam-se a construção do Pavilhão Multiusos nas Caxinas, a renovação profunda das piscinas Municipais de Vila do Conde, uma relevante intervenção a ser realizada no Pavilhão de Desportos, obras fundamentais de requalificação e modernização do Parque Escolar e do Parque Habitacional, a recuperação do Palacete Melo, a construção de uma Ponte em Arcos sobre o rio Este, a construção da zona envolvente do chamado Bairro da Câmara, e um conjunto de pequenas mas importantes intervenções pontuais em vários locais da cidade.
O Plano contempla ainda um conjunto de obras a serem realizadas em todas as freguesias do concelho de acordo com um plano elaborado com a colaboração de todos os Presidentes de Junta.
Em 2016 será também colocado em prática um plano de Infraestruturas desportivas com a construção no concelho de relvados sintéticos e cobertura de ringues desportivos.
Serão ainda incrementadas as verbas para as Juntas de Freguesia (já oportunamente comunicadas a todos os Presidentes de junta), bem como para todo o movimento associativo. O Fundo de Emergência Social, bem como os apoios previstos para o conjunto das Instituições de carácter Social vêm também as suas dotações reforçadas. São cerca de 4 milhões de euros que o Município vai investir junto daqueles que de uma forma mais próxima servem as populações.