-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Aberto processo de reclassificação da Cividade de Bagunte
Aberto processo de reclassificação da Cividade de Bagunte
No seguimento das diversas ações que têm vindo a ser desenvolvidas para valorizar a Cividade de Bagunte, onde se destaca a recente compra de cerca de 18ha por parte do Município de Vila do Conde, foi determinado que a atual área classificada, como Monumento Nacional, não é suficiente para garantir a sua melhor proteção legal. O documento agora em consulta pública foi elaborado pela DRC-N com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O processo de classificação original remonta a 1910, a primeira listagem de monumentos classificados alguma vez produzida em Portugal. No seguimento das campanhas arqueológicas realizadas sob a direção de Fernando Russel Cortez, entre 1944-1947, a área classificada foi complementada por uma Zona de Proteção e pela respetiva Área Vedada à Construção, ambas publicadas em 1950.
As várias campanhas de limpeza realizadas na área do Monte da Cividade, feitas desde a década de 90 do século passado e o retomar dos trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte, já no século XXI, permitiu perceber que os vestígios arqueológicos são muito mais vastos que a área classificada. Nesse sentido, há a necessidade de adequar a legislação que pende sobre este sítio arqueológico à realidade hoje conhecida.
Para mais informações sobre o processo de classificação consulte-se: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/classificacao-de-bens-imoveis-e-fixacao-de-zep/despachos-de-abertura-e-de-arquivamento/ano-em-curso/