-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Exposição inédita no Centro de Memória a partir de 30 de janeiro
Exposição inédita no Centro de Memória a partir de 30 de janeiro

Vieira da Silva, Júlio Pomar, Júlio Resende, Nadir Afonso, Manuel Cargaleiro, Ângelo de Sousa, Fernando Lanhas, Noronha da Costa, são alguns dos artistas que, a partir do próximo sábado, dia 30 de janeiro, assinam obras em exposição no Centro de Memória. São mais de 20 obras resultantes de uma seleção da “coleção Dr. Couto Soares Pacheco”, que pela primeira vez estarão expostas para fruição do grande público.
A figura do colecionador, na sua dupla identidade, entre o ter e guardar, o dar a conhecer e partilhar, marca a narrativa nacional e internacional da arte do século XX. O colecionador associa a sua coleção à cidade onde nasceu ou onde escolheu viver, procurando uma partilha com a comunidade em que se insere.
A Coleção Dr. Couto Soares Pacheco é exemplo deste fenómeno que, pela multiplicidade de propostas, potencia abordagens várias à arte portuguesa, permitindo relações, embora pontuais, com o panorama artístico internacional. Natural do Porto, José Carlos Couto Soares Pacheco licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializando-se em Psiquiatria pela Escola de Fenomenologia Alemã. Lecionou Psicologia Básica e Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A sua carreira clínica potenciou o contacto com um universo de relevantes artistas plásticos portugueses, com destaque especial para Fernando Lanhas e Júlio Resende. A relação desenvolvida ao longo dos anos encontra-se patente na representatividade destes autores na sua coleção, desenvolvida em torno de um conceito pessoal e particular sobre a evolução da pintura portuguesa.
Atualmente residente em Vila do Conde, cidade eleita pelo enquadramento de beira-rio e beira-mar, José Carlos Couto Soares Pacheco expõe publicamente a sua coleção, permitindo incluir nomes ímpares da pintura portuguesa na agenda cultural do Município e expondo-os, pela primeira vez, no Centro de Memória de Vila do Conde.
A inauguração da exposição, que estará patente até 26 de março, decorrerá no próximo sábado, dia 30 de janeiro, pelas 17h00 no Centro de Memória de Vila do Conde.