-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Camélias em Vila do Conde
Camélias em Vila do Conde

Camélias em flor, chá de camélia, camélias em exposição, camélias na gastronomia, camélias no artesanato, camélias para graúdos e miúdos, camélias para tudo e para todos! Falamos da segunda edição do evento “Camélias em Vila do Conde”, que ninguém vai querer perder.
É já no próximo dia 26 de fevereiro que inicia a segunda edição das “Camélias em Vila do Conde”, um evento que procura fomentar a animação cultural da cidade e diversificar a oferta turística do concelho, em torno de uma marca do concelho e da região norte: As camélias em flor.
O evento estende-se ao longo de todo o fim-de-semana com programação diversificada, transversal a um público heterógeno.
A programação inicia no dia 26, sexta-feira, nos Paços do Concelho, com a exposição de camélias das casas vilacondenses, que se prolonga durante o dia de sábado, com entrada livre.
Também no sábado, dia 27, no Centro de Memória de Vila do Conde, decorrerá, a partir das 14h30, um mercado de camélias, bem como a exposição de camélias a concurso, com a atribuição do prémio para a melhor camélia “Paulino Curval”. Ainda neste dia, também no Centro de Memória, decorrerá a inauguração da exposição documental “Chá – Camellia sinensis” seguida de um workshop Camellia sinensis - origem e sabor do Chá, promovido pela produtora Nina Gruntkowski, seguida de uma prova de chá a todos os presentes.
No domingo, dia 28, a partir das 11h, o Centro de Memória abre portas para acolher o evento “Camélias para todos”. Um dia para toda a família, onde a camélia é a rainha da festa. Mercado de produtos gastronómicos e artesanais alusivos às camélias, mercado de camélias, ateliers para todas as idades, fado, um conto musicado e muita animação, são as nossas sugestões para este domingo.
A encerrar a edição deste ano, está programada, para o sábado seguinte, dia 5 de março, uma caminhada à Quinta Niepoort, em Fornelo, para conhecer a plantação de chá de Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort.
Este é um evento promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde que pretende destacar e celebrar a cultura das camélias, a flor de inverno que tão marcadamente embeleza o nosso território. Pretende-se, igualmente, estimular o interesse de novos produtores e colecionadores de camélias, fomentando o envolvimento da comunidade Vila-condense na participação ativa no evento, afirmando ainda este acontecimento como um produto turístico de excelência na região.
Mais informações: centro.memoria@cm-viladoconde.pt ou 252 248 400 /252 617 506