-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Centro Clínico e de Investigação Veterinária inaugurado em Vila do Conde
Centro Clínico e de Investigação Veterinária inaugurado em Vila do Conde
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto inaugurou, na passada sexta-feira, o renovado Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão (CCIVV), uma unidade particularmente dedicada à Medicina Veterinária em animais de grande porte.
A Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, esteve presente no ato inaugural e, na sua intervenção, sublinhou o “grande orgulho que sente por Vila do Conde acolher este Centro Clínico e de Investigação Veterinária (CCIVV), que é uma referência a nível mundial”, referindo ainda “que a Autarquia tem total disponibilidade, para dentro das suas possibilidades, colaborar com a Universidade do Porto para que a excelência do equipamento se mantenha”.
Sendo Vila do Conde uma região com forte implantação da agropecuária, o CCIVV passa agora a ter capacidade para prestar à indústria e comunidade envolventes uma série de serviços médico-cirúrgicos intra-hospitalares, especialmente vocacionados para espécies pecuárias e equinos.
Dotado de melhores instalações, neste espaço será agora possível recorrer a meios de diagnósticos ao nível da radiologia e imagiologia – com tecnologias de radiologia digital computorizada, ultrassonografia e vídeo-endoscopia – e a um bloco operatório destinado à cirurgia geral para equinos.
Para além de servir como complemento prático à formação dos estudantes de Medicina Veterinária do ICBAS, o Centro Clínico e de Investigação Veterinária de Vairão cumpre também uma função importante na investigação científica produzida pela Universidade do Porto, com especial incidência nas áreas da nutrição e experimentação animal.
Na sessão inaugural também esteve presente o Vice-Presidente da Câmara, Eng.º António Caetano, bem como o Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, e o Diretor do ICBAS, Prof. Doutor António Sousa Pereira.