-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Camélias em Vila do Conde
Camélias em Vila do Conde

Vila do Conde celebrou, no passado fim-de-semana, as camélias em flor. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, pretende fomentar a animação cultural e diversificar a oferta turística de Vila do Conde, através da promoção e divulgação de um produto que é uma marca do norte de Portugal, sensibilizando ainda a comunidade vila-condense para a salvaguarda de um património paisagístico singular.
Assim, para além da exposição que esteve presente nos Paços do Concelho, com flores provenientes das casas vila-condenses, esteve patente, no Centro de Memória de Vila do Conde a exposição de camélias a concurso, que atraiu centenas de visitantes que, ao longo destes dois dias, puderam conhecer e admirar a beleza dos inúmeros cultivares aí expostos. Foi também inaugurada a exposição documental “Chá - camellia sinensis”. Na sequência desta mostra, houve ainda lugar a um workshop sobre a origem e sabor do chá, seguido de uma prova de chá, promovido pela empresa Chá-camelia.
No domingo, o dia foi preenchido com o evento “Camélias para todos”, um mercado de camélias, com produtos artesanais e gastronómicos, ateliers e workshops para graúdos e miúdos, espetáculos e muita animação que proporcionaram às famílias um dia diferente, onde, sem dúvida, a camélia foi a rainha da festa. Deu-se também continuidade à coleção de camélias dos jardins do Centro de Memória, com a plantação de seis exemplares.
Na presente edição foi prestada homenagem a Paulino Curval, colecionador que foi e, sobretudo, um apaixonado pelas camélias. Desta forma foi descerrada uma placa junto da camélia que ofereceu a Vila do Conde e que está plantada no jardim do Centro de Memória. Foi ainda criado o prémio “Paulino Curval”, para a “Melhor e Mais bela Flor de Camélia” que, na edição 2016, foi atribuído à Camellia japonica ‘Black Magic’ do Horto Mestre Jardineiro, Dr.ª Sofia Ameal. A Menção honrosa para a “Melhor Composição Floral/Mesa” (nesta modalidade o critério de classificação baseia-se nos atributos relacionados com a conceção e a criatividade artística da composição floral) foi para a Quinta De Villar D’Allen.
A finalizar a edição “Camélias em Vila do Conde | 2016” irá decorrer no próximo sábado, dia 5 de março, a caminhada “Na rota do chá” até Fornelo, à quinta da Niepoort, para uma visita à plantação de chá camélia e prova de chá, com almoço no Mosteiro de Vairão. Ainda é possível realizar a inscrição junto do Centro de Memória de Vila do Conde pelos telefones 252 617 506 /252 248 400 ou pelo email centro.memoria@cm-viladoconde.pt

















