-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Poemas de Deus e do Diabo” em exposição nos Paços do Concelho
“Poemas de Deus e do Diabo” em exposição nos Paços do Concelho

Dando continuidade à iniciativa "Peça do Mês", e visto celebrar-se no dia 21 o Dia Mundial da Poesia, o Museu de Vila do Conde expõe nos Paços do Concelho, durante todo o mês de março, a obra poética “Poemas de Deus e do Diabo”, a primeira assinada com o pseudónimo literário José Régio, recentemente adquirida pelo Município.
Esta primeira edição de 1926, com capa de seu irmão Júlio, foi oferecida por José Régio a António Ferro, editor da Revista Orfeu e diretor do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN), durante o Regime do Estado Novo. A relação entre os dois assentava na admiração deste último pelo grupo da Presença, bem como pelo talento de Régio.
A questão da religião foi um dos temas mais evidenciados na vida e obra de José Régio, pois, como ele próprio dizia, já no fim da sua vida, “sempre debatera e ainda agora mais debatia consigo mesmo e com os outros o problema de Deus.”
O caminho que o poeta escolhe é sempre marcado por duas tendências, dois extremos, dicotomias como: Deus /Diabo, Bem/ Mal, Amor Espiritual/Amor Carnal, Vida Religiosa/Vida Boémia, Creio/Não creio; constituindo o tema central da obra regiana.
Descobrir na complexidade da obra de José Régio a sua faceta religiosa é um desafio permanentemente colocado e sempre inacabado.
Este exemplar poderá ser admirado nos Paços do Concelho de 1 a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.