-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde celebra 500 anos do foral manuelino
Vila do Conde celebra 500 anos do foral manuelino

Vila do Conde celebra, no presente ano, os 500 anos da outorga do seu foral pelo rei D. Manuel, a 10 de setembro. Este documento revestia-se, à época, de enorme importância para a administração concelhia, pois nele se encontravam coligidos e regulamentados todos os tributos e taxas a pagar ao Donatário – no caso o Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde – provenientes da agricultura, pesca e comércio, bem como questões de natureza jurídica, e que era emanado pelo rei. Tendo chegado até aos nossos dias, em bom estado de preservação, este documento de relevante significado histórico para o concelho de Vila do Conde, que se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Vila do Conde, estará em destaque ao longo de todo o ano.
Assim, foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, pela Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada dos técnicos responsáveis pelos diferentes serviços culturais municipais, o vasto programa de comemorações que pretende assinalar tão relevante data.
Para além de material promocional já distribuído pelos principais pontos da cidade, o comércio e restauração são também convidados a aderir à imagem gráfica da efeméride, com material a ser distribuído pelos estabelecimentos.
Será lançada uma linha de produtos alusivos à data, um conjunto de eventos também assinalarão ao longo do ano, este momento da história de Vila do Conde, com o envolvimento das freguesias do Concelho e da comunidade educativa. Estão previstas visitas às Escolas, colóquios, lançamento de publicações, o teatro musical de rua a decorrer em agosto, uma recriação de época em setembro, precisamente no dia 10, data da outorga do foral, entre outras propostas.
A assinalar o arranque oficial das celebrações, associada ao dia de Vila do Conde, foi ainda lançado o “meu selo”, um selo dos CTT, que poderá ser adquirido desde já nos locais de venda municipais habituais.