-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Fausto, Teresa Salgueiro e cinema comercial no Teatro Municipal
Fausto, Teresa Salgueiro e cinema comercial no Teatro Municipal

O segundo trimestre da programação do Teatro Municipal integra várias novidades, o que faz acrescentar a este espaço um papel cada vez mais relevante na dinamização sócio-cultural do município e da região.
Logo a 2 de abril (com repetições nos dias 5 e 6), estreia um espetáculo de dança contemporânea (“Bater à Porta”), encomendado pelo Teatro Municipal, e que estreita, ainda mais, a sua ligação com a comunidade. Tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses, com conceção/direção artística de Pedro Carvalho, envolvendo um grupo de jovens da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, e é o primeiro de uma série de projetos a ser desenvolvidos com a comunidade.
No dia 16 do mesmo mês, tem lugar outra estreia, com a apresentação de uma produção de “O Barbeiro de Sevilha”, em versão de concerto encenado, no qual participam a Orquestra do Norte e o seu coro, com direção do maestro José Ferreira Lobo, a que se junta um grupo de conhecidos solistas portugueses, dando corpo a uma parceria da Associação de Amigos da Orquestra do Norte com a Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Ainda em abril (dia 23), um raro e único concerto de Fausto Bordalo Dias, no qual este cantor e compositor se faz acompanhar de um excelente ensemble de músicos, num alinhamento em que são apresentados muitos dos temas mais emblemáticos dos discos que compõem a trilogia sobre a diáspora lusitana: “Por este rio acima”, “Crónicas da terra ardente” e “Em busca das montanhas azuis”.
O mês de abril encerra com mais um concerto dos Encontros Nova Música em Vila do Conde, exatamente no dia 28, com a apresentação do Index Duo (violoncelo e marimba).
Maio marca o início da exibição de cinema comercial, uma velha aspiração que vai ser concretizada, após a instalação (na sala 2) do sistema DCP. Já existiam as excelentes atividades desenvolvidas pela cooperativa Curtas Metragens CRL e pelo Cineclube de Vila do Conde, e junta-se agora o TMVC, com estreias de filmes do circuito comercial, num serviço de proximidade para todos quantos gostam de cinema. Haverá sessões semanais às quintas-feiras (21h30) e uma mensal (último sábado) com filmes para toda a família.
A programação do mesmo mês vai ainda integrar, no dia 6, uma ópera infantil com a Orquestra Filarmonia da Beiras (“A história da Pequena Sereia”), seguindo-se a apresentação em Vila do Conde do espetáculo musical de Rui Nova (dia 14), e encerrando com um extraordinário concerto de Teresa Salgueiro (dia 28).
Em junho, assistiremos ao encerramento da 11ª edição do “Animar” (dia 5), ao Concerto de São João (dia 13) e ao programa comemorativo do 7º aniversário do Teatro Municipal, mas há que destacar, de modo particular, a apresentação (dia 11) do segundo projeto com a comunidade (“Contos musicais com bichos”), desta vez na área da música, com conceção/direção artística de Eduardo Patriarca.
De referir que continuam as sessões mensais do projeto “Música para (pais e ) bebés/crianças” e que o TMVC continua a acolher diversas exposições, como a fotográfica de JPedro Martins, a de Lafontana Formas Amimadas, uma de pintura da artista Balbina Mendes e uma outra dedicada ao 10º aniversário da Solar, havendo ainda a referir que vai estrear uma mostra fotográfica, com trabalhos de JPedro Martins, que resulta de uma encomenda do Teatro Municipal e que inaugura no seu 7º aniversário.
Finalmente, é de salientar que o TMVC também vai receber, neste 2º trimestre, importantes eventos organizados pela Câmara Municipal, como é o caso do fórum “As potencialidades de Portugal para as empresas” (integrado no ciclo de conferências “Vila do Conde 2020”), do espetáculo “Um Outro Olhar” (em parceria com a equipa DAP-Deficiência, Abordagem Plurinstitucional) e do congresso “Vila do Conde: um porto para o Mundo”.
Para além de um espetáculo da Academia de Dança Marta Ligeiro, terão ainda lugar, com o apoio da autarquia, outras realizações, podendo destacar-se a “Gala Verde e Branca” (77º aniversário do Rio Ave FC), a sessão final do “Start up Pirates-Vila do Conde”, um concerto solidário por Samuel, bem como festas dos Agrupamentos de Escolas D. Afonso Sanches e D. Pedro IV, do Instituto de S. José, da Casa da Criança e da Escola EB1 dos Correios.