-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Taça oferecida pelo Rei D. Manuel II ao Fluvial Vilacondense em exposição nos Paços do Concelho
Taça oferecida pelo Rei D. Manuel II ao Fluvial Vilacondense em exposição nos Paços do Concelho

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, e assinalando-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído pelo ICOMOS Internacional (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), este ano subordinado ao tema Desporto, um Património Comum, o Museu de Vila do Conde selecionou a taça D. Manuel II pertencente ao Clube Fluvial Vilacondense.
A célebre taça foi oferecida, em 1910, por El-rei D. Manuel II para a ser disputada na Regata do Carmo, que se realizava em Vila do Conde, por altura das imponentes Festas em honra de Nossa Senhora do Carmo.
O prémio, instituído por El-Rei D. Manuel II, seria atribuído ao Clube vencedor da prova por três anos consecutivos! A disputa realizou-se entre o Clube Fluvial Vilacondense e o Clube Fluvial do
Porto, saindo vitorioso o nosso Clube Fluvial Vilacondense.
O ICOMOS visa realçar o papel do desporto na melhoria da vida humana, reconhecendo e valorizando tanto certos monumentos e sítios como sensibilizando o público para os seus valores e o seu papel na formação da identidade cultural das comunidades, ao nível nacional, regional ou local.