-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Igualdade de género: seminário de encerramento no Centro de Memória
Igualdade de género: seminário de encerramento no Centro de Memória

Decorreu no Centro de Memória de Vila do Conde, o seminário de encerramento do “Projeto Rede Igualdade +”, uma iniciativa que permitiu dar a conhecer o trabalho efetuado pelo Município na área da Igualdade.
A abertura dos trabalhos foi feita pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Vice-Presidente da CIG, Dr.ª Teresa Almeida e pelo Primeiro Secretário da Real Embaixada da Noruega, Dr. Bent Bakken.
A Dr.ª Elisa Ferraz na sua alocução sublinhou que “o Município de Vila do Conde celebrou um protocolo com a Comissão para a Igualdade do Género, que tem como fim último, a elaboração do um Plano Municipal para Igualdade, que tem como base o inquérito feito a todos os colaboradores e o diagnóstico social do Município, um instrumento de trabalho que permitirá à Autarquia criar um conjunto de regras e princípios em que a igualdade de género será, cada vez mais, uma realidade salvaguardada”.
A Presidente da Câmara referiu ainda que “o Projeto Rede Igualdade +” pretende ser um instrumento de Controlo de toda a produção legislativa do Governo e da Assembleia da República, em matéria e igualdade do Género».
O Projeto Rede Igualdade + é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a Pan African Women’s Association in Norway – PAWA-, com o apoio do Programa EEA GRANTS e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
O seminário foi composto por dois painéis, sendo um deles referente ao projeto “per si” e o outro à temática objeto de trabalho, de uma forma mais alargada. Assim, o primeiro painel abordou o enquadramento, metodologia e resultados do Projeto Rede Igualdade +, tendo sido constituído pelo Prof. Doutor Hernâni Veloso Neto, consultor científico do Projeto, e pela Dr.ª Fátima Silva, psicóloga e investigadora. A moderadora deste painel foi a Dr.ª Renata Martins, Conselheira Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Vila do Conde.
No segundo painel debateu-se a importância social da avaliação do impacto de género nas medidas legislativas e nas políticas públicas, tendo como oradores o Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade , Pe. Lino Maia, e a Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Vila do Conde, Dr.ª Manuela Cerqueira. O moderador foi o Prof. Doutor Victor Seco, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas.
O encerramento do Seminário foi feito pela Vereadora Dr.ª Lurdes Alves.
Tratou-se de um seminário muito participado e produtivo, onde uma das conclusões e se calhar a mais significativa foi o de que o empobrecimento da mulher é uma realidade. Esta conclusão teve como base os resultados da medida-teste - o Complemento Solidário para Idosos-, que é avaliado através da carreira contributiva.
Igualdade de género sim, mas mantendo-se, sempre, as particularidades de cada um.