-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Conselho Municipal de Agricultura ouviu as graves dificuldades dos Produtores de leite
Conselho Municipal de Agricultura ouviu as graves dificuldades dos Produtores de leite

O Conselho Municipal de Agricultura reuniu, na passada segunda-feira, tendo analisado assuntos de grande relevância para os agricultores de Vila do Conde, com a presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, Carlos Moreira e Jorge Pereira da Associação de Agricultores de Vila do Conde, Eng.º Joaquim Costa da APROLEP, Miguel Dias da Silva, Presidente da Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto, o Presidente do Centro de Gestão Agrícola do Ave, Carlos Sol, o Presidente da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde e da Agros Fernando Capela, Eng.ª Zulmira Lopes do INIAV, Eng.ª Ana Carreiro da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, os Vereadores Dr. José Aurélio Baptista e Dr.ª Lurdes Alves, a jurista Dr.ª Renata Martins e o Arq. Elisio Silva, técnico municipal do Gabinete de Apoio ao Agricultor.
O tema principal desta reunião foi a atual situação decorrente do fim das quotas leiteiras que criou enormes dificuldades aos produtores de leite do nosso concelho e de todo o país, dado a elevada exposição a um mercado muito competitivo e sem qualquer regulação comunitária que atenue as diferenças competitivas entre os produtores de leite de dimensões distintas e de países diferentes.
A dificuldade de escoamento do leite nacional é cada vez mais elevada devido ao “embargo” espanhol ao leite produzido em Portugal e também pelo facto do leite sobrante noutros países chegar ao nosso país a preços muito baixos que desrespeitam a legislação em vigor.
Para além desta problemática, foi também debatida a questão do licenciamento das explorações agrícolas e reconhecido o excelente trabalho conjunto desenvolvido pelas entidades do Conselho Municipal, criando condições para que os nossos agricultores possam regularizar as suas explorações agrícolas.
A Presidente da Câmara e os membros do Conselho Municipal decidiram solicitar uma reunião ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para o sensibilizar para esta problemática e sugerir que sejam tomadas medidas urgentes que protejam a produção de leite nacional.