-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “As Potencialidades do Portugal 2020 para as empresas” debatidas em Vila do Conde
“As Potencialidades do Portugal 2020 para as empresas” debatidas em Vila do Conde

O Fórum “As Potencialidades do Portugal 2020 para as Empresas” foi aberto pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que se congratulou com a continuidade do “Ciclo de Conferências Vila do Conde 2020”.
A Presidente da Câmara salientou a atratividade do concelho e as ótimas ligações ao aeroporto e às principais vias de acesso a outras cidades, sublinhando que o concelho necessita de empresas fortes e dinâmicas e que felizmente aqui existem várias grandes empresas, reconhecidas mundialmente, consolidadas e algumas delas em fase de ampliação.
Esta edição contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson Souza, que apresentou aos empresários, empreendedores e representantes das instituições de referência na área do empreendedorismo, setor empresarial e emprego, presentes no evento, dados que demonstraram a boa execução do Portugal 2020.
O Secretário de Estado referiu que o governo prevê um pagamento total de 450 milhões de euros, até ao final de 2016, que reflete uma maior execução do Portugal 2020.
Pelo membro do Governo foi dado a conhecer o Plano 100 que assumiu o objetivo de em 100 dias de governação elevar o nível de pagamento de 5 milhões de euros pagos às empresas para os 100 milhões. No final dos 100 dias os pagamentos atingiram os114 milhões de euros.
O Dr. Nelson de Souza destacou que a região norte tem uma presença significativa no acesso a incentivos, representando cerca de 55% do total dos apoios atribuídos, deixando um alerta às Autarquias, que vão dispor de 100 milhões para investimento.
Seguiu-se a intervenção da Dr.ª Maria João Marques, do IAPMEI, que fez o enquadramento do Portugal 2020 nas quatro áreas temáticas: Competitividade e Internacionalização; Capital Humano, Inclusão Social e Emprego, e a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos Humanos.
As últimas intervenções foram da Dr.ª Susana Ribeiro, do IEFP, que falou da medida Estágio Emprego, e da Dr.ª Maria de Lurdes Sousa, que abordou a medida Estimulo Emprego.
Esta jornada, que se realizou na passada quinta-feira, no Teatro Municipal, revelou-se profícua e possibilitou aos presentes ficarem com uma visão estratégica mais adaptada à realidade atual, onde as componentes de competitividade e inovação assumem preponderância.