-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde reforça candidatura a Património Imaterial da Humanidade
Vila do Conde reforça candidatura a Património Imaterial da Humanidade

Abriu ontem e decorrerá durante o dia de hoje e de amanhã, o Congresso Internacional “Construção Naval. Arte, técnica e património”, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, presidiu à Sessão de Abertura que contou com as presenças do Diretor Regional da Cultura do Norte, Prof. Doutor António Ponte, do Presidente da Comissão de Honra, Prof. Doutor António Carmo Reis, e da Presidente da Comissão Cientifica, Prof. Doutora Amélia Polónia.
A Presidente da Câmara tornou público que foi feita submissão do pedido de registo do projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a que se seguirá a candidatura à UNESCO de Património Imaterial da Humanidade à UNESCO.
Nestes três dias serão debatidas questões relacionadas com a construção naval em madeira, representando Vila do Conde o único território nacional onde ainda hoje se pratica esta atividade económica, mas que se cruzam com a sua história ancestral, com o turismo e com o património. A comunidade cientifica far-se-á representar nacional e internacionalmente neste congresso que se destina a especialistas da matéria, profissionais das áreas em estudo, mas também à comunidade educativa, profissionais do turismo e todos aqueles que se interessam pela história local.
O Congresso Internacional “Construção Naval. Arte, técnica e património” é uma das ações previstas no âmbito do projeto “Vila do Conde: um porto para o mundo”, que, como já foi referido, integra a apresentação da candidatura de Vila do Conde a Património Imaterial da Humanidade.
Hoje, às 21h30, com entrada livre, terá a possibilidade de assistir à projeção de registos visuais da arte de construção naval em madeira, numa sessão em que é evocada a figura do arqº Octávio Lixa Filgueiras.