-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Há mais de 10 anos a limpar e a remover espécies invasoras na ROM
Há mais de 10 anos a limpar e a remover espécies invasoras na ROM

No próximo sábado, dia 28 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, irá realizar-se na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC e ROM), uma ação de limpeza e remoção de espécies vegetais exóticas invasoras.
Esta ação, que se realiza, ininterruptamente, há mais de uma década, é promovida pela Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia de Mindelo, e vai ter a colaboração da EDP, com o voluntariado de colaboradores e fornecimento de materiais para a ação , e do Áshrama de Vila do Conde - Centro do Yoga, que vai realizar uma aula de yoga na praia de Mindelo. O evento, aberto a toda a comunidade, tem confirmada a participação dos escuteiros de Mindelo e dos Jovens da Vigararia Trofa/Vila do Conde.
Os interessados em participar na ação poderão dirigir-se ao ponto de encontro: Rua Infante D. Henrique (junto à praia), freguesia de Mindelo, às 10h00.
As plantas invasoras são plantas não nativas que, genericamente, afetam gravemente os ecossistemas e provocam perdas significativas a nível económico (agricultura, silvicultura e pesca) e têm potenciais riscos para a saúde pública (doenças e alergias).
Estas espécies, que têm a capacidade de superar barreiras geográficas e barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis, constituem uma ameaça crescente em todo o mundo.
Na PPRLVC e ROM regista-se uma proliferação alarmante de plantas invasoras, a qual concorre para perdas da biodiversidade e dos benefícios que dela advêm (saúde, ar limpo, nutrição, água de qualidade, segurança, recreação, etc.).