-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Noite apoteótica para as rendilheiras vilacondenses
Noite apoteótica para as rendilheiras vilacondenses

No passado sábado, realizou-se o “Desfile/Concurso Bilros 2016” promovido pela Câmara Municipal, no âmbito do programa de S. João, que proporcionou uma noite apoteótica às rendilheiras vilacondenses e aos milhares de pessoas presentes.
Este desfile foi inédito, porque foram as próprias rendilheiras ou familiares das mesmas a desfilarem com os modelos que elas próprias produziram, perante um júri que as avaliou, tendo em conta os seguintes critérios: conceito da peça e sua ligação ao centro rendeiro de Vila do Conde, criatividade, execução técnica da renda de bilros, qualidade dos materiais, execução técnica da peça e resultado final.
O desfile foi marcado por mais dois momentos, com a participação de modelos profissionais, que apresentaram um conjunto de mantilhas de rendas de bilros adaptadas a um look contemporâneo, a que se seguiu apresentação de um quadro de vestidos de Noiva.
Este desafio foi lançado às rendilheiras pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que, mais uma vez, corresponderam com entusiasmo e em grande número, já que foram 48 os modelos apresentados ao júri e ao público.
A Presidente da Câmara, visivelmente emocionada, sublinhou que “esta foi uma noite memorável onde foi possível apreciar trabalhos de arte de rara beleza, que saíram das delicadas e dedicadas mãos das nossas rendilheiras”.
A Dr.ª Eliza Ferraz reforçou que “o Município de Vila do Conde promove estas iniciativas com o objetivo de divulgar as rendas de bilros de Vila do Conde como um ex-libris do concelho, um elemento do artesanato e de tradição local, dando também continuidade à sua projeção nacional e internacional”.
No final, foram anunciadas as vencedoras dos prémios, no valor de mil euros cada: o “Prémio do concurso BILROS 2016”, para o melhor coordenado, foi atribuído a Celeste Maria Teixeira da Silva Ferreira e o “Prémio Joanna Maria de Jesus”, para a melhor Renda de Bilros de Vila do Conde, foi atribuído a Olímpia Monteiro Flores.
A apresentação do desfile esteve a cargo da Sónia Araújo e animação musical foi da responsabilidade do músico vilacondense Paulo Praça.












































































