-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Câmara fora de portas” em Vila do Conde: novos projetos apresentados à população
“Câmara fora de portas” em Vila do Conde: novos projetos apresentados à população

Os vilacondenses que assistiram à sessão pública da iniciativa “Câmara fora de portas”, realizada na freguesia da sede do Concelho, ficaram a conhecer os projetos da nova Piscina Municipal e do Palacete Melo, bem como do Centro Comunitário das Caxinas.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, revelou que o atual edifício das piscinas será demolido e totalmente reconstruído, ficando a dispor de novos tanques interiores, um deles com pistas mais largas, duas das quais de 50 metros, destinadas a atletas da competição. Terá também melhores condições, com ginásio, balneários, instalações sanitárias, novas áreas técnicas e de apoio e um bar. O montante do investimento ronda os 2,5 milhões de euros, encerrando as piscinas em setembro e prevendo-se que reabram no início de 2018.
Relativamente ao Palacete de Melo, sito na Av. Bento de Freitas, será transformado numa Pousada da Juventude, com vários quartos duplos e camaratas, num total de 48 camas, ficando ainda a dispor de áreas de convívio, salas de jantar e de pequeno-almoço, biblioteca, sala de estar, uma ampla marquise e jardim. Foi anunciado que a Câmara Municipal já apresentou o projeto à Movijovem, entidade que gere a rede nacional das Pousadas da Juventude, que o acolheu com manifesto interesse, pelo que se espera a assinatura de um protocolo para que o novo espaço seja integrado na respetiva rede nacional.
A Presidente da Câmara sublinhou também a importância da construção do Centro Comunitário das Caxinas, cuja candidatura está aprovada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e inserida no programa Portugal 2020. O espaço será utilizado na componente desportiva, mas disporá de outras valências de cariz comunitário, explicando a Dr.ª Elisa Ferraz que a abertura deste Centro é essencial para a comunidade das Caxinas, pois vai permitir a concretização de projetos e ações de integração social. Para além disso, e dada a recente dinamização e melhoria de condições do vizinho Parque João Paulo II, a cidade ficará a dispor de uma nova e apetecível centralidade.
Os munícipes presentes na sessão pública colocaram várias questões, nomeadamente sobre turismo, ambiente, estacionamento, toponímia, postura do trânsito, projeto Biconde, saneamento básico e rede de águas pluviais, as quais mereceram respostas e informações pormenorizadas por parte da Presidente da Câmara e dos Vereadores presentes na sessão.
Durante a tarde foram visitados vários locais e avaliadas diversas intervenções, sendo o Executivo Municipal acompanhada pela Profª Maria Alcide Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia, bem como por outros membros deste órgão autárquico.
A Presidente da Câmara, ao terminar a jornada, referiu que "todas as ações que que são desenvolvidas pelo Município têm a ver com a vida das pessoas e a melhoria da sua qualidade de vida”, reforçando que “um dos grandes desígnios do seu mandato é a proximidade às comunidades e o desenvolvimento de políticas de apoio social”.
A Dra. Elisa Ferraz transmitiu ainda que “outra das prioridades é a criação de emprego e, por essa razão, entre outras medidas, está a ser elaborado um regulamento com objetivo de divulgar incentivos para que a vinda de novas empresas para o nosso concelho seja uma realidade, pois só assim, conseguiremos combater e ajudar as famílias que se encontram numa situação socioeconómica de grande fragilidade”.
No encerramento da sessão pública, e finalizando a visita à freguesia de Vila do Conde, a Presidente da Junta “agradeceu e elogiou o Executivo Municipal por esta iniciativa, que dá a possibilidade a todos os munícipes do concelho de conhecer os autarcas e de lhes dar a conhecer as suas preocupações e sugestões”, salientando que “a boa articulação entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia leva-nos a ser ainda mais eficazes nas respostas aos anseios da população”.










