-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- SUSPENSA FUSÃO DO CENTRO HOSPITALAR DE PÓVOA DE VARZIM/VILA DO CONDE
SUSPENSA FUSÃO DO CENTRO HOSPITALAR DE PÓVOA DE VARZIM/VILA DO CONDE
Em reunião realizada, esta manhã, na Administração Regional de Saúde do Norte, entre o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e os Presidentes de Câmara de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, foi decidido suspender o projeto de criação da Unidade de Saúde do Atlântico, que contemplava a fusão do Centro Hospitalar com a Unidade de Saúde Local de Matosinhos.
A proposta, agora suspensa, colocaria os serviços de saúde dos dois municípios na dependência da unidade matosinhense, através de uma gestão conjunta e uma única administração, o que mereceu forte contestação dos dois autarcas, que entendem que tal proposta prejudicaria gravemente a qualidade dos serviços e a indispensável proximidade às populações.
Esta decisão, que foi tomada num clima de abertura e complementaridade entre o Ministério da Saúde e as duas Autarquias, estabelece que o Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai ser reforçado no que concerne à melhoria de instalações e à capacidade de atendimento dos utentes, num processo que poderá incluir o recurso a fundos comunitários, sempre com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde em ambos os municípios, e de reforçar o Serviço Nacional de Saúde.
A Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, manifestou a sua grande satisfação pelo consenso obtido, tendo em conta a defesa dos superiores interesses das populações e dos profissionais de saúde, os quais, de forma continuada, têm merecido os mais rasgados elogios, pelo empenho que demonstram e pelo cumprimento das suas tarefas com comprovada eficácia e competência.