-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Medalhas Municipais: amizade e solidariedade presentes na cerimónia
Medalhas Municipais: amizade e solidariedade presentes na cerimónia

A Câmara Municipal de Vila do Conde distinguiu no passado dia 24, dia de São João e feriado municipal, oito personalidades e entidades cujas ações prestigiaram o Município, nas mais diversas áreas, e contribuíram para o seu reconhecimento e desenvolvimento.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, abriu a cerimónia, sublinhando que “no momento da prestação de homenagens, a grandeza de Vila do Conde coloca-nos perante o dever de reconhecer aqueles que, com a sua ação, contribuíram, de algum modo, para o engrandecimento deste Município”.
Também referiu que “já outros ilustres vilacondenses foram anteriormente homenageados, sendo a tarefa, desta vez, ainda mais aprofundada, uma vez que, para além das Medalhas de Mérito, o Executivo Municipal decidiu alargar as distinções a mais duas das categorias que estão contempladas no regulamento de atribuição de medalhas, mas que nunca, antes, foram utilizadas: a Medalha de Honra do Município e a Medalha de Bons Serviços”.
Na sua intervenção, a Dra. Elisa Ferraz referiu que, “a nossa história local, depois da Revolução dos Cravos, está marcada por um conjunto de pessoas que foram decisivas na construção da Vila do Conde contemporânea, tornando o nosso concelho uma referência nacional de modernidade, progresso e bem-estar”. Lembrou os motivos que fundamentaram a proposta aprovada em reunião do Executivo Municipal, e frisou a oportunidade e o inteiro merecimento de cada uma das distinções, tanto no que diz respeito ao autarca José Manuel Laranja e ao Arqº Maia Gomes, como também às rendilheiras de Vila do Conde, à construção naval em madeira e ao Município de Le Cannet, como ainda as homenagens póstumas ao Prof. Álvaro Carno Reis e ao Dr. António José de Sousa Pereira.
No que diz respeito ao Engº Mário Almeida, a Presidente da Câmara referiu que é “uma personalidade com um trajeto cívico e político da mais alta relevância, que idealizou e ajudou a escrever, de forma decisiva, muitas das páginas mais brilhantes da Vila do Conde dos nossos dias” e acentuou que, por isso mesmo, chegou o momento de se lhe “prestar a devida homenagem , outorgando-lhe a Medalha de Honra do Município, que é justamente o galardão mais importante que é possível ser atribuído pela Câmara Municipal”.
Fez ainda questão de lembrar que “fui sua Vereadora durante quatro mandatos e ainda sua Vice-Presidente; o Engº Mário Almeida também me convidou para encabeçar a lista do Partido Socialista às eleições locais de 2013; sou agora Presidente de Câmara”. Prosseguindo, disse que “orgulho-me de, com humildade, exercer o cargo com honra e criando o meu percurso, na linha do projeto político inerente ao partido que nos acolhe”. Concluiu, frisando que “a Medalha de Honra, que é outorgada ao Engº Mário Almeida, significa, para mim e para o meu Executivo, o cumprimento de um dever e o justo reconhecimento público da sua ação”.
O Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Mário Almeida, sublinhou “o seu reconhecimento à Câmara Municipal pela distinção concedida, com base na proposta apresentada pela Sra. Presidente e aprovada em reunião da Câmara Municipal”. Acrescentou, referindo que, “se Vila do Conde nada me deve, a verdade é que eu devo muito a Vila do Conde”, reconhecendo “o privilégio de cá ter nascido, crescido, vivido e onde quero estar até ao fim dos meus dias, recusando propostas para funções políticas executivas no Porto e em Lisboa como recentemente aconteceu. Porque é em Vila do Conde que estou bem".
Na sua intervenção, o Presidente da Assembleia Municipal e agraciado com a Medalha de Honra do Município, fez ainda questão de lembrar "todos os que sempre estiveram comigo, me ajudaram e me incentivaram", deixando uma "sentida palavra de profundo agradecimento", nela incluindo a sua "família – mulher, filhos e netos – que me dispensaram e/ou substituíram em tarefas diversas para eu ter mais tempo livre para me dedicar a Vila do Conde".
As distinções foram as seguintes:
MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO
• Engº MÁRIO HERMENEGILDO MOREIRA DE ALMEIDA
• Dr. ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA PEREIRA (a título póstumo)
MEDALHA DE MÉRITO
• Sr. JOSÉ MANUEL CARVALHO DE BARROS LARANJA
• Prof. ÁLVARO CARMO REIS (a título póstumo)
MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL
• RENDILHEIRAS DE VILA DO CONDE
• CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL EM MADEIRA DE VILA DO CONDE
• MUNICÍPIO DE LE CANNET
MEDALHA DE BONS SERVIÇOS
• Arqº MANUEL MAIA GOMES


















