-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Escola de Campo da University of Texas at Austin na Cividade de Bagunte
Escola de Campo da University of Texas at Austin na Cividade de Bagunte
Terminou mais uma escola de campo da University of Texas at Austin na Cividade de Bagunte. No seguimento do que já havia ocorrido ano anterior, este ano a equipa daquela universidade norte-americana foi composta por um elevado número de elementos, num total de 14 estudantes enquadrados por 4 assistentes daquela Universidade Norte-Americana. O projeto é codirigido pela Prof.ª Doutora Maria Wade e pelo Dr. Pedro Brochado, coordenador do Gabinete de Arqueologia Municipal.
A escola de campo é integralmente financiada por propinas pagas pelos referidos estudantes, não existindo qualquer envolvimento económico do Município, cuja responsabilidade se restringe a enquadrar o trabalho desenvolvido e a criar condições de trabalho da Cividade de Bagunte e de alojamento em edifícios municipais.
Os trabalhos desenvolvidos desde 2008 têm permitido atualizar o conhecimento existente sobre este Monumento Nacional, permitindo refazer a história deste local cujas primeiras escavações arqueológicas remontam a 1885. A Cividade de Bagunte é um povoado fortificado onde é visível um misto de estruturas Castrejas e Romanas. Atualmente, pensa-se que foi ocupado entre os séculos VII a.C. e V d.C..
Como forma de agradecimento pelo esforço feito pelo Município, a Prof.ª Doutora Maria Wade deslocou-se à Câmara Municipal e ofereceu à Dr.ª Elisa Ferraz uma réplica, em prata, de um dos torques da Cividade de Bagunte. Os torques eram jóias pré-romanas que simbolizavam o poder da comunidade. Os originais encontram-se disponíveis para visita na Exposição Permanente “Tempo e Território”, no Centro de Memória.