-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde, cada vez mais “entre pinhais, rio e mar”
Vila do Conde, cada vez mais “entre pinhais, rio e mar”

A época balnear está aí e a funcionar em pleno. Ao nível da segurança estão presentes nadadores-salvadores em todas as concessões de praia e quanto ao ambiente as equipas das operações de limpeza e manutenção das praias estiveram no terreno e vão continuar atentas. Foram também atribuídas o mesmo número de bandeiras azuis do ano passado, assim como na acessibilidade se manteve os galardões nas mesmas praias.
Sendo assim, Vila do Conde mantém as bandeiras azuis na frente urbana norte, frente urbana sul, Mindelo, Vila Chã e Labruge e os galardões de acessibilidade nas Praias do Turismo, Sr.ª da Guia, Labruge, Moreiró (Castro de S. Paio – Labruge) e Mindelo.
Mas Vila do Conde não é só praia e para quem prefere uma longa e relaxante caminhada ou um passeio de bicicleta à beira mar, pode usufruir do passeio pedonal e da ciclovia na cidade e dos passadiços de Azurara até Labruge.
O litoral sul do concelho de Vila do Conde destaca-se pela Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila Do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, onde se pode observar um conjunto habitats, com destaque para os cordões dunares, zonas húmidas, áreas florestadas, passando também pelas áreas agrícolas.
Esta zona, atravessada pelos passadiços, congrega, de forma harmoniosa, a componente rural com a componente praia, formando, de um lado, mosaicos agrícolas em que predomina o verde, e do outro a beleza das cores da areia, do sol e do mar.
Ao chegar a Labruge encontramos o Castro de Sampaio, um pequeno povoado da idade do ferro considerado o único castro marítimo da parte portuguesa do noroeste peninsular, e todo um conjunto de penedos e rochas circundantes que conferem à paisagem uma rara beleza natural.
De facto, a beleza da costa marítima é um fator-chave de Vila do Conde como destino turístico. Contudo, a tudo isso acresce a cultura, o ambiente hospitaleiro, os locais históricos, os monumentos, a gastronomia, as feiras temáticas, eventos de vulto e a prática de desportos náuticos e radicais que proporcionam, a quem nos visita e nos escolhe como destino de férias, momentos inesquecíveis.