-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Novo livro de Romeu Cunha Reis
Novo livro de Romeu Cunha Reis

A Biblioteca Municipal José Régio acolhe amanhã, às 18h, o lançamento do livro “Gennaro Clean – mafioso sem mácula” da autoria de Romeu Cunha Reis.
Natural de Vila do Conde, onde reside atualmente, Romeu Cunha Reis é advogado e escritor. Estreou-se na ficção em 2005 com “Esta Noite Forniquei com a Liberdade”, a que se seguiram “O Sentido de Estado de Patolino XVI”, em 2008, “Relatório ao Comité Central”, 2013, e “Adeus Karl Popper”, 2014.
É também autor dos ensaios “Reflexões sobre a PerestroiKa”, em 1998 e “… Mas a História não acaba aqui”, em 1991, além de inúmeros artigos de imprensa. Ao longo dos últimos anos publicou, em periódicos diversos, crónicas jornalísticas com destaque para as de sátira política.
Nas suas obras, o lirismo, o humor, o registo das aspirações e tragédias humanas convivem em permanência com questões com que se defrontam as sociedades dos nossos dias.
E é sobre questões atuais que se debruça o seu novo livro. No início, a história passa-se na Calábria, Itália, e tem como personagem principal Gennaro que ali nasceu e vive e se quer tornar num respeitável financeiro, libertando-se “dos condicionamentos e da teia de interdependências que a todos constrangem. A Calábria é o domínio da ‘Ndrangheta, que rapta, extorque, mata, impondo um clima de medo. Saiba-se que Gennaro ficou órfão muito cedo e que ainda rapaz começou a ser aliciado para as atividades ilícitas da ‘Ndrangheta. Mas Gennaro teme a violência. Ocorre-lhe então que talvez seja possível acumular fortuna sem resvalar para o crime organizado. Muda-se para Roma e dá início a uma empolgante ascensão no mundo dos negócios, que o leva, nomeadamente, ao Banco do Vaticano. Aspira a nada menos do que penetrar no mundo da alta finança e acumular milhões”.