-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- 39ª Feira Nacional de Artesanato começa já este sábado
39ª Feira Nacional de Artesanato começa já este sábado

Arte e engenho. Criatividade e paixão. Tradição e modernidade. De tudo isto, e muito mais, se faz a Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde que, na edição deste ano, vai destacar a música tradicional portuguesa e os instrumentos musicais artesanais, numa colaboração com o etnomusicólogo Tiago Pereira, criador do projeto "A Música Portuguesa a gostar dela própria".
No âmbito da parceria com o referido projeto, a FNA irá destacar “Os Artesãos do Som” com a presença de cerca de duas dezenas de artesãos que, ao vivo, irão demonstrar os seus talentos e mestria na construção de instrumentos musicais como cordofones, idiofones, membranofones e aerofones.
No certame, que mais uma vez acontecerá nos Jardins da Avenida Júlio Graça, estará patente ao público uma exposição com as “13 Fases da construção de um Cavaquinho”, baseada no espólio que o artesão Domingos Machado reúne no Museu dos Cordofones, em Tebosa, Braga.
Ao longo do recinto da Feira Nacional de Artesanato poderá ser apreciado o melhor do artesanato português com a presença de cerca de 200 artesãos, grande parte a trabalhar ao vivo, e ainda percorrer os diferentes sabores das regiões do país, nas “Jornadas Gastronómicas”.
Tal como tem vindo a acontecer todos os anos, a organização da Feira Nacional de Artesanato presta homenagem às rendilheiras de Vila do Conde, naquele que é considerado um dos momentos mais mediáticos de todo o evento: o Dia da Rendilheira. Este ano, será a 31 de julho que cerca de duas centenas de rendilheiras se concentrarão na FNA, trabalhando ao vivo nas suas almofadas e produzindo aquele que é o ex-libris do artesanato local: as Rendas de Bilros.
Também a exemplo de anos anteriores, realizar-se-á mais um Concurso de Fotografia, tendo por objetivo a promoção do artesanato como parte integrante do Património Cultural Português, das nossas tradições, memória e identidade.
Paralelamente, será inaugurada no Teatro Municipal, no dia 23 de julho, uma exposição de fotografia que resulta do concurso de fotografia da FNA 2015. A entrega de prémios está agendada para o dia 24 no recinto da Feira Nacional de Artesanato, onde terá lugar um debate em que estarão presentes Olívia Marques da Silva, Coordenadora da Área de Conhecimento de Fotografia da ESMAE, e Maria do Carmo Serén, Historiadora e Investigadora do CITCEM/FLUP.
De 23 de julho a 7 de agosto, em pleno coração da cidade, será possível apreciar o melhor e mais genuíno artesanato português. É a mais completa Feira de artes tradicionais portuguesas do nosso país, levada a cabo há quatro décadas consecutivas pela Associação para Defesa do Artesanato e Património e Câmara Municipal de Vila do Conde.
Horário da FNA
2ª a 5ª. – 17h00 às 24h00
6ª. e sab – 15h00 às 00h30
Dom – 15h00 às 24h00
ENTRADA LIVRE