-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Quarentena dos citrinos
Quarentena dos citrinos

De acordo com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, verifica-se em diversos concelhos, nomeadamente em Vila do Conde, a presença do organismo de quarentena para os citrinos, designado por Trioza erytrea ou psila africana dos citrinos. Trata-se de um inseto que causa a morte dos citrinos, que pica e suga as folhas das plantas originando as deformações facilmente visíveis, sobretudo ao nível dos ramos jovens. Quando perfuram as plantas para se alimentarem inoculam toxinas que, além de deformarem as folhas, acabam por originar o enfraquecimento das árvores, bem como a diminuição da quantidade e qualidade dos frutos. Também promovem o aparecimento outros problemas fitossanitários tais como a mosca branca e a fumagina.
Além dos problemas enumerados, esta praga pode ainda ser transmissora de uma bactéria que causa uma doença muito grave nos citrinos chamada de Citrus greening.
Se as suas plantas manifestam estes sintomas deve tomar medidas, as quais estão descritas na ficha "Divulgação". Estas medidas são obrigatórias e destinam-se a eliminar a praga.
Para mais esclarecimentos poderá contactar os serviços oficiais de inspeção fitossanitária da DRAP Norte em:
Divisão de Apoio ao Setor Agroalimentar
Estrada Exterior à Circunvalação, nº 11.846
4460-281 Senhora da Hora
TEL: 229 574 036
www.drapn.min-agricultura.pt
Donwloads ficha de divulgação