-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Mostruário da antiga Fábrica Portugalia em exposição nos Paços do Concelho
Mostruário da antiga Fábrica Portugalia em exposição nos Paços do Concelho

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e dado que setembro é o mês que assinala o arranque de mais um ano letivo, o Museu de Vila do Conde selecionou para exposição, nos Paços do Concelho, o Mostruário da Fábrica de lápis e objetos de escritório Portugalia ou Faria, Cacheux e Cª, Lda. O Mostruário é constituído por um conjunto de treze lápis de madeira de cedro e grafite, envernizados com diversas cores, que se apresentam em papel e cartão em tons verde e branco decorado com motivos florais.
A única fábrica de lápis existente em Portugal- Viarco - então chamada Portugalia ou Faria, Cacheux & Cª, teve origem em Vila do Conde. Foi fundada pelo Conselheiro Figueiredo de Faria juntamente com o seu sócio francês, Engenheiro Jules Cacheux no primeiro trimestre de 1907 e situava-se junto à linha de caminho-de-ferro, local onde hoje se encontra o Bairro Delfim Ferreira.
Um conjunto de espólio da Fábrica de Lápis Portugalia foi doado à Câmara Municipal de Vila do Conde, em janeiro de 2012, pela Família Figueiredo de Faria, antigos proprietários da Casa S. Sebastião, atual Centro de Memória.
Esta peça pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.