-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Portugal Rural, um sucesso crescente
Portugal Rural, um sucesso crescente

Terminou, ontem, a 13.ª edição do Portugal Rural/Feira de Atividades Agrícolas, tendo sido visitada por milhares de pessoas, o que traduz a grande importância do evento para os vilacondenses, bem como para a região.
A Feira transformou os jardins da Av. Júlio Graça, durante quatro dias, numa festa rural, onde foi possível apreciar exposições de animais e atividades agrícolas como a ordenha, a alimentação dos animais e outras tradições.
O destaque desta edição foram as casas Agrícolas que deram a conhecer a história e tradições agrícolas de Vila do Conde, a realidade atual e aquilo que se projeta para o futuro num setor que tem evidenciado um enorme dinamismo graças à ação dos agricultores que apostam forte na modernização e inovação.
O certame assumiu, mais uma vez, a promoção e defesa do setor leiteiro nacional, como também das atividades agrícolas concelhias fora deste setor, como a produção de kiwis, produção de cogumelos, criação de caracóis, produção de frutos vermelhos, horticultura e floricultura, que demonstram a aptidão e capacidade dos nossos agricultores para trabalharem a terra de forma criativa e diferenciadora. Complementarmente a esta mostra, foi possível degustar licores e compotas confecionadas com produtos rurais das nossas casas agrícolas.
No sábado foram conhecidos os premiados do concurso “Pão Doce” onde o júri atribuiu o 1.º prémio ao “Pão Doce da Mamy” apresentado por Laurinda Maria D. Gonçalves de Sá, o 2.º o “Labruge” apresentado por Joaquina Maria Ferreira Meireles e o 3.º para o “Pão Doce D’Avó Mila” de Maria de Lurdes Marques.
De assinalar que o Portugal Rural também teve uma componente lúdica, com elevada participação nos espetáculos folclóricos dos nossos ranchos, no encontro de concertinas, no espetáculo do artista popular “Zé Amaro”, na realização de uma caminhada rural de Malta a Fajozes, com passagem e visita guiada a casas agrícolas concelhias, e um passeio rural em BTT.
Tal como em edições anteriores, também se realizaram as corridas de galgos, demonstrações de carrossel de cavalos, equitação à portuguesa, prova de obstáculos tipo derby e Desfile/passeio de cavaleiros, amazonas e atrelagens.
Neste certame, organizado pela Câmara Municipal, Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto, Associação de Agricultores e Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, estiveram representadas várias casas e empresas agrícolas, assim como instituições e organismos ligados ao setor.
Uma iniciativa a manter, pois só assim, se conseguirá preservar as nossas tradições, transmitir o conhecimento às gerações mais novas e dar a conhecer a importância nas diferentes vertentes da agricultura.