-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- O escultor José Rodrigues marcou Vila do Conde
O escultor José Rodrigues marcou Vila do Conde
O escultor José Rodrigues, que faleceu no passado fim de semana, marcou indelevelmente a arte portuguesa dos últimos anos quer através do desenho onde se salienta uma forte originalidade assim como da escultura, género artístico que desenvolveu e representou através de uma atividade multifacetada.
A sua arte está espalhada pelo espaço público de um elevado número de cidades portuguesas designadamente em Vila do Conde.
O primeiro trabalho de arte pública realizado em Vila do Conde localiza-se na sala de audiências do Tribunal de Vila do Conde e é constituído por um alto relevo alusivo à lei, disposto no painel situado na retaguarda da tribuna dos juízes.
O escultor José Rodrigues é ainda o autor do conjunto escultórico sito na Praça D. João II, espaço público que remata a Alameda dos Descobrimentos. Esta praça alusiva à importância que a cidade de Vila do Conde desempenhou na época da expansão marítima operada no país nos séculos XV e XVI compreende uma série de representações simbólicas de evocação marítima, agora integradas no espaço público da área da cidade, utilizada quer pelos seus moradores assim como dos visitantes que se deslocam à cidade.