-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Época de quinhentos vivida em Vila do Conde: sucesso absoluto
Época de quinhentos vivida em Vila do Conde: sucesso absoluto

No passado fim de semana Vila do Conde viveu uma viagem até ao passado, na feira quinhentista que celebrou os 500 anos do foral atribuído por D. Manuel I e toda a dinâmica que o monarca incutiu nesta terra.
Milhares de pessoas passaram pela praça Vasco da Gama e adro da Igreja Matriz, o centro histórico quinhentista por excelência e que serviu de cenário a esta celebração. Ao longo destes dois dias, de forma praticamente ininterrupta, atores, animadores, vendedores, bailarinas, serpentes e aves de rapina, cavalos, malabares, gaitas de foles, entre tantos outros personagens deram vida e animaram esta feira quinhentista.
Destaque para o cortejo que representou a passagem do monarca por Vila do Conde, que para além dos atores, contou com a participação especial de grande parte do elenco do espetáculo "Um Porto para o Mundo" e que percorreu as ruas do nosso centro histórico, bem como destaque ainda para as encenações representativas da chegada a Vila do Conde do emissário régio portador do foral que o entregou à Senhora Presidente da Câmara, Dra Elisa Ferraz, encarnando a personagem do juiz, à época um dos representantes de Vila do Conde.
Sem duvida que este momento cultural enquadra-se também numa missão educativa ao sensibilizar todos aqueles que se deixaram envolver nestas celebrações para a riqueza patrimonial do nosso concelho. Para a história, ao ano de 1516, acrescentaremos o ano de 2016, em que Vila do Conde celebrou os 500 anos deste belíssimo documento que se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Vila do Conde.

















