-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Exposição “Património à Prova de Água"
Exposição “Património à Prova de Água'

Até ao final do mês, está patente ao público no Centro de Pedagogia Ambiental a exposição “Património à prova de água: apontamento para a salvaguarda das azenhas e açudes nas margens do rio Ave”.
A exposição sobre o património constituído pelas Azenhas do Ave localizadas nos municípios de Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso decorre da investigação de doutoramento de R. Bruno Matos em curso na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
A mostra conta com dezenas de fotografias antigas das Azenhas durante a época em que laboravam, fotografias deste património na atualidade, desenhos de levantamento arquitetónico e desenhos técnicos a rigoroso, dos exemplares localizados no município de Vila do Conde.
É possível também observar um mapa ortofotométrico com a localização de diversas Azenhas ao longo do curso do rio Ave.
Por fim, poderá visualizar a produção de farinha num engenho tradicional de moagem acompanhada pela descrição do moleiro através de um vídeo realizado na Azenha de Bairros.
Com esta exposição, da autoria de Bruno Matos, Arquiteto, Mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico, pretende-se suscitar a reflexão sobre a salvaguarda, preservação e valorização do património cultural da mais antiga atividade pré-industrial exercida no rio Ave e que ainda faz parte da memória e identidade de muitos.
“Património à prova de água: apontamento para a salvaguarda das azenhas e açudes nas margens do rio Ave” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h.