-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Intervenção florestal na Cividade de Bagunte
Intervenção florestal na Cividade de Bagunte

O Gabinete de Arqueologia e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde terminaram uma ação de controlo de invasoras lenhosas na base da Cividade de Bagunte. Esta ação teve como principal objetivo efetuar o corte de austrália (Acacia melanoxylon) e à limpeza do material combustível.
A área agora intervencionada corresponde sensivelmente a 1ha, situada ao longo da Rua de Corvos, e permitiu perceber que a expansão daquela espécie reduziu substancialmente a biodiversidade. Seguir-se-á um período onde se irá proceder, gradualmente, ao arranque manual da espécie e à aplicação localizada de herbicida.
Este trabalho será conjugado com a recuperação de espécies e habitats autóctones, cujo crescimento será favorecido e incentivado.
Brevemente, a vedação da propriedade voltada à Rua dos Corvos (EM527) será recuperada. Na área onde existem muros de pedra eles serão reconstruídos e onde eles são inexistentes será erguida uma vedação de madeira e arame que, posteriormente, será naturalizada com coberto arbustivo.
Durante o próximo inverno será dado continuidade à limpeza da propriedade, que possui 18ha, efetuando ações de controlo de vegetação, aproveitamento da regeneração natural com ações de controlo de densidades, podas e desramações.



