-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Município de Vila do Conde ganha Menção Honrosa
Município de Vila do Conde ganha Menção Honrosa
Vila do Conde candidatou-se ao “Prémio Viver em Igualdade”, iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa distinguir os Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas e ganhou uma Menção Honrosa.
Esta Menção Honrosa visa enaltecer o trabalho que a Autarquia, diariamente, desenvolve para este fim, promovendo políticas que vão ao encontro da defesa de uma comunidade mais integrativa, privilegiando a proximidade e a identificação das necessidades locais, regionais e nacionais, tendo sempre presente a importância que estas questões têm na afirmação de uma sociedade mais ativa, equitativa e inclusiva.
Estamos conscientes que para a construção de uma sociedade baseada na igualdade é necessário que esse princípio seja inserido na educação, tanto na escola como em casa. A educação tem o poder de ajudar a mudar os valores instituídos.
É premente a sociedade considerar que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. Isto é, nada mais nada menos, que a filosofia da Igualdade política, económica e social entre os géneros, como condição indispensável para o desenvolvimento e progresso civilizacional.
Como consagra a Carta Europeia para a igualdade das mulheres e dos homens na vida local
“Para conseguir a instauração de uma sociedade baseada na igualdade, é fundamental que as colectividades locais e regionais integrem plenamente a dimensão de género na suas políticas, organização e prática. No mundo de hoje e de amanhã, uma verdadeira igualdade das mulheres e dos homens constituiu, sem dúvida, a chave do nosso sucesso económico e social – não somente a nível europeu ou nacional mas igualmente nas nossas regiões, nas nossas cidades e nos nossos municípios…”.
Conscientes de que muito ainda há para fazer, este prémio não deixa de ser um estímulo para continuar.