-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Galeria Julio assinalou primeiro aniversário com a exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 1. Lugares e paisagens”
Galeria Julio assinalou primeiro aniversário com a exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 1. Lugares e paisagens”

Foi em novembro de 2015 que mais um espaço cultural, dedicado às artes e às letras ganhou forma em Vila do Conde: na sequência da receção do legado instituído pelo Eng. José Alberto, filho de Julio / Saúl Dias, as salas de exposição de arte contemporânea do Centro de Memória ganharam uma nova designação e com ela uma nova atividade dedicada em permanência à vida do pintor / poeta vilacondense: Galeria Julio – Centro de Estudos Julio / Saúl Dias.
A partir de então esta Galeria e Centro de Estudos tomou como missão conservar, estudar, investigar e divulgar este enorme legado que contempla 23 óleos e acrílicos, da década de 20, 30 e 70, mais de 6000 desenhos, aguarelas e guaches (1919-1983), exemplares de cerâmica do Redondo (1934, 1964-1968), arquivo pessoal e biblioteca particular, especializada em arte e literatura, com cerca de 3500 títulos, procurando para Julio o lugar de destaque que lhe é merecido como um dos maiores nomes do modernismo português.
Assim, celebrando também os 114 anos do nascimento de Julio (novembro de 1902), inaugurou-se no passado sábado, com a presença da Presidente da Câmara, Dr. ª Elisa Ferraz, e do Diretor Artístico da Galeria, Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida, a exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 1. Lugares e Paisagens”, que procura revisitar os lugares onde Julio nasceu, cresceu e viveu e que deixou claramente na sua obra. Esta mostra dividir-se-á em várias partes, abrindo assim este ciclo com uma série de desenhos e um óleo – intitulado “Vila do Conde” e cedido pelo Millennium bcp -, fotografias do arquivo da Foto Adriano e dos Arquivos de Julio e do Eng. José Alberto.
Com um pendor muito didático, esta exposição percorre o tempo e os lugares — do norte vilacondense até ao sul, ainda romano, de Évora — por onde o pintor-poeta viajou, muitas vezes de comboio, levado pela vida, pelo trabalho, pelas circunstâncias, e foi fixando sempre, no seu traço ágil, leve, povoando-as, por vezes, com as suas figuras de eleição: a criança, o palhaço, o músico-poeta e a rapariga-musa.
Tratou-se então de proceder ao percurso ou antes, a uma viagem de mapeação do universo criativo do grande artista e poeta vilacondense, procurando surpreender, nesse duplo reflexo da sua longa acção — o poético e o artístico — o impulso que o conduziu a registar as viagens que fez por Portugal, ao longo das deslocações que a vida lhe pediu, ou impôs. De Vila do Conde ao Porto, de Coimbra a Lisboa e a Évora, percorrendo tantas vezes a vasta planura alentejana, que depois reinventou em desenhos e poemas onde os lugares e as paisagens se confundem, num traçado evocativo.
Esta exposição estará patente até 21 de maio de 2017.
Galeria Julio | Centro de Estudos Julio/Saúl Dias
Solar de S. Sebastião
Rua 5 de Outubro, s/n
4480 – 739 Vila do Conde
Tel. 252 617 506
e-mail: galeria.julio@cm-viladoconde.pt
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h







