-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde assinala “O Dia Mais Curto” durante o mês de dezembro
Vila do Conde assinala “O Dia Mais Curto” durante o mês de dezembro

Inspirada no Solstício de Inverno, “O Dia Mais Curto”, a grande festa da curta-metragem, decorre durante todo o mês de dezembro, com incidência no dia 21, levando sessões de cinema a 34 localidades do país. Vila do Conde também participa na iniciativa com sessões na piscina do Hotel Santana & Spa e no Teatro Municipal.
Na piscina do Santana Hotel & Spa, os espetadores poderão assistir, dentro de água, a uma sessão especial para toda a família (dias 1, 4 e 11). No Teatro Municipal, “O Dia Mais Curto” celebra-se a 18 de dezembro, em parceria com o Cineclube de Vila do Conde, através da exibição do programa “Europa em Curtas”, uma viagem pelo continente através de sete curtas-metragens com temas tão diversos como a poesia e a dependência, ou tão importantes quanto conceito de fronteira.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: “O Dia Mais Curto”. A ideia, que nasceu em França em 2012, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países.
Em Portugal, o evento é organizado pelo quarto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem – sediada em Vila do Conde - e vai percorrer novamente o país de norte a sul passando por Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
As 34 localidades vão assinalar a iniciativa com a exibição de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças nos mais variados locais de projeção.
O “Dia Mais Curto” é a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país!