-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde na XXII Exposição de Camélias do Porto
Vila do Conde na XXII Exposição de Camélias do Porto

A Câmara Municipal de Vila do Conde foi convidada para estar presente, no passado fim-de-semana, no Palácio do Bolsa, na XXII Exposição de Camélias do Porto, no âmbito do evento "Porto Cidade das Camélias", um certame que reúne instituições, colecionadores, produtores que procuram dar a conhecer esta flor de inverno.
Vila do Conde fez-se representar com camélias oferecidas pela Família Moreira Torres, de Vila Chã, expondo ainda o prémio “Paulino Curval”, atribuído este ano aos Viveiros Projeto Raiz, e que homenageia Paulino Curval, o vilacondense que fez da Quinta de Vilar de Matos, na Junqueira, um dos maiores palcos europeus de exposição de Camélias, que os seus filhos querem fazer perdurar.
Festejar as Camélias é, certamente, enaltecer uma flor ousada e vibrante que floresce nos dias curtos e frios do inverno, mas é, sobretudo, homenagear um território e uma paisagem cujos valores culturais e paisagísticos nos transportam para uma “cultura” da herança. Herança, porque as velhas japoneiras continuam a ornamentar o jardim da casa fidalga, a ensombrar o quinteiro da casa agrícola e ou a adornar os mais recentes e modestos jardins.
E é na senda destes objetivos que a Câmara Municipal de Vila do Conde leva a cabo no último fim-de-semana de fevereiro o evento “Camélias em Vila do Conde”, que este ano contou a sua 3ª edição.

