-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Caminhada “Na Rota das Camélias”
Caminhada “Na Rota das Camélias”

No sábado passado, a Câmara Municipal de Vila do Conde organizou uma caminhada entre a Igreja Matriz de Azurara e a Quinta Vilar de Matos, localizada na freguesia da Junqueira, onde existe uma das maiores exposições de camélias da Europa. Este evento foi coorganizado com o Fluvial Vilacondense e a APPA-VC.
A Caminhada teve a participação da Vereadora Dr.ª Lurdes Alves que, deste modo, se associou a este evento, parte integrante da 3ª edição das “Camélias em Vila do Conde”, que teve início no passado dia 23 de fevereiro e se prolongou até ao dia 4 de Março.
A par da caminhada, os participantes visitaram a Quinta Bento Amorim, situada em Macieira, onde tiveram a oportunidade de ver o que se supõe ser o pé mãe da Camélia “Bento Amorim”. Nesta visita foram acompanhados por Inês Amorim, proprietária da quinta, que amavelmente se dispôs a abrir a sua propriedade à curiosidade dos caminheiros.
A Camélia “Bento Amorim” corresponde a um cultivar criado por Alfredo Moreira da Silva, fundador dos viveiros com o mesmo nome, em 1895, e que tinha uma grande amizade com Bento Amorim.
Após o almoço, a visita reencaminhou os participantes até à Igreja Paroquial da Junqueira que, até 1770, foi também igreja do Mosteira da Junqueira. Daí os participantes seguiram até à Quinta Vilar de Matos, onde foram recebidos por Paulino Curval e receberam ensinamentos de quem lida diariamente com as camélias.







