-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Partida da Fragata Shtandart
Partida da Fragata Shtandart

A Fragata Shtandart, uma réplica de um navio histórico russo, mandado construir em 1703 pelo Czar Pedro, o Grande, para defender S. Petersburgo, Rússia, sofreu profundas obras de beneficiação, que foram executadas pelo estaleiro Barreto&Filhos, Lda, em Azurara.
O papel do Município de Vila do Conde centrou-se na criação do contacto entre o Capitão Vladimir Martus e os estaleiros navais de Vila do Conde e ajudou, em estreita colaboração com a Capitania do Porto de Vila do Conde e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no estabelecimento de condições para a vinda da embarcação para Vila do Conde. Os mesmos contactos estão agora a ser feitos de modo a assegurar que a embarcação sairá de Vila do Conde hoje, após a conclusão das reparações a que foi submetida.
No âmbito deste processo a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, visitou na passada sexta-feira a Fragata Shtandart, tendo verificado o excelente trabalho desenvolvido pelo estaleiro Barreto&Filhos, Lda, bem como pelos muitos voluntários portugueses e estrangeiros que se associaram a este projeto.
No decurso desta visita e aproveitando a presença do comandante Vladimir Martus decorreu a assinatura de uma carta de intenções, entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Cutty Sark 2Sail Foundation. Este documento tem por objeto permitir que se aprofundem os contactos institucionais que, num futuro próximo, poderão culminar com a decisão final de se construir uma réplica funcional do veleiro Cutty Sark em Vila do Conde. Neste processo a Câmara Municipal irá, novamente, funcionar como agente de interligação entre o promotor, os estaleiros navais de Vila do Conde e os múltiplos organismos públicos que terão de ser envolvidos neste processo.
Alguns dados da Fragata Shtandart:
Comprimento total: 33 m;
Boca: 6,9m;
Calado: 3,3m;
Deslocamento: 220 toneladas
Propulsão: 3 mastros para velame, 1 grupés e dois motores auxiliares com 560cv cada;
Altura do mastro principal: 33m.
Alguns dados do Cutty Sark
Nomes: Cutty Sark (1869–1895); Ferreira (1895-1922); Maria do Amparo (1922); Cutty Sark (1922–atualidade);
Bandeiras: Reino Unido e Portuguesa
Tempo de serviço: 1869 a 1954
Função atual: Museu
Comprimento total: 85.34 m;
Boca: 11m;
Calado: 6,1;
Deslocamento: 2100 toneladas
Construtor: Estaleiros Scott & Linton (Escócia)
Objetivo da construção: Comércio do Chá entre a China e Reino Unido