-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Vila do Conde celebrou a festa da Liberdade
Vila do Conde celebrou a festa da Liberdade

A Presidente da Câmara Municipal Dra. Elisa Ferraz presidiu à cerimónia oficial comemorativa do 43º aniversário do “25 de Abril”, na qual citou parte do poema de Manuel Alegre, em que é referido que o “País de Abril é o sítio do poema. Não fica no terreno da saudade, não fica nas longas terras. Fica exatamente aqui. Tão perto, que parece longe.”
O ato decorreu na Praça Vasco da Gama e registou a presença de centenas de vilacondenses, que quiseram assistir à cerimónia e evocar a Revolução dos Cravos, numa festa em que tomou parte o Corpo Ativo e a fanfarra dos Bombeiros Voluntários, bem como o Conservatório de Música de Vila do Conde e mais de quinhentos coralistas, oriundos de associações, escolas e instituições, que voltaram a corresponder plenamente ao convite que lhes foi endereçado pela Autarquia.
Depois de entoado o Hino Nacional e de hasteada a Bandeira Nacional, houve várias intervenções, a que seguiu a apresentação de 4 canções e de vários poemas relacionados com o “25 de Abril”, estes ditos pelos alunos Tomás Azevedo, Daniela Sousa, Margarida Rodrigues, Maria João Araújo, Sara Agostinho, Rafael Terroso e Juliana Fernandes, oriundos de diversos estabelecimentos de ensino do concelho.
Para além da Presidente da Câmara, usaram da palavra o jovem Rodrigo Silva, o capitão de Abril Leite Rodrigues e o engº Mário Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, todos realçando a importância e simbolismo da “Revolução dos Cravos” e o seu contributo decisivo para o desenvolvimento de Portugal.
Na sua intervenção, a Dra. Elisa Ferraz destacou os valores de Abril, da Liberdade e da Democracia, mas não deixou de referir a premência de se fazer mais e melhor pelo desenvolvimento, melhorando as condições dos Portugueses, nomeadamente, ao nível do emprego, da justiça social e da dignificação da pessoa humana. A Presidente de Câmara deixou ainda 4 notas especiais: para todos os Democratas, para os autarcas vilacondenses, para os antigos combatentes, e para Mário Soares, considerado o pai da Democracia e herói da Liberdade.
Após a cerimónia, e junto ao monumento que lhes é dedicado, foi prestada uma homenagem aos antigos combatentes, particularmente aos 42 vilacondenses que perderam a vida na guerra colonial.
Do programa fez ainda parte um concerto de Sérgio Godinho , as tradicionais provas de atletismo, e a “Maratona de Futebol 25 de Abril”, para além da entoação de “Grândola Vila Morena”, no Largo dos Artistas, que, neste programa, foi antecedida de um magnífico espetáculo de vídeo mapping, com temática associada à comemoração.





















