-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Este sábado é dia de inaugurações no Centro de Memória
Este sábado é dia de inaugurações no Centro de Memória

José Régio, Julio Saúl Dias e Marta de Aguiar, são os nomes em destaque no Centro de Memória a partir do próximo sábado, dia de inaugurações simultâneas no Centro de Memória.
A partir das 17h, contamos com a sua presença para a inauguração da exposição da artista plástica Marta de Aguiar “…nem tudo que vem à rede…” a que se seguirá a inauguração da exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 2. Versos de José Régio e Desenhos de Julio”, na Galeria Julio, inserida na celebração dos 90 anos da revista presença.
“… nem tudo o que vem à rede…” é título da exposição de Marta de Aguiar, a inaugurar no Centro de Memória a 3 de junho, pelas 17h, estando patente até dia 8 de outubro.
A proposta da artista, formada em artes plásticas – escultura, parte de um percurso próprio e individual em torno dos quatro elementos, terra, fogo, ar e água, em produções quadrangulares e circulares repletas de intencionalidades dinâmicas.
Produções nas quais se cruzam diferentes disciplinas artísticas, desde o desenho, passando pela pintura e pelo bordado, materializam um códice pessoal e extremamente feminino, na qual a noção de diferentes tempos se cruza.
“[…] uma espécie de naturezas mortas reflexivas, refletoras do seu tempo artístico. […]” Sousa Dias
“Mapas da imaginação e da memória 2. Versos de José Régio e Desenhos de Julio”
Apropriando-se do subtítulo da obra de colaboração Fado, versos de José Régio e Desenhos de Julio, a segunda exposição do ciclo Mapas da Imaginação e da Memória, apresenta uma reflexão em torno da obra poética e pictórica de Julio/Saúl Dias e de José Régio, com uma série de pinturas, desenhos, tapeçaria, poesia e fragmentos vários.
A exposição de poesia e artes plásticas, a inaugurar a 3 de Junho de 2017, refletirá e problematizará, de forma renovada, a relação entre palavra e imagem e o desejável diálogo das diversas manifestações estéticas, credo que ambos os autores justificam na sua prática de poeta/artista plástico e artista plástico/poeta, e que encontra no espaço livro a coabitação e simbiose de ambas as expressões.
A exposição de Marta de Aguiar ficará patente até 8 de outubro e “Mapas da imaginação e da memória 2. Versos de José Régio e Desenhos de Julio” até 5 de novembro.