-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Desfile/Concurso Bilros 2017”: Noite triunfante para Vila do Conde
Desfile/Concurso Bilros 2017”: Noite triunfante para Vila do Conde

No passado sábado, realizou-se o “Desfile/Concurso Bilros 2017” promovido pela Câmara Municipal, no âmbito do programa de S. João, uma noite triunfante para todas as rendilheiras vilacondenses, dos 4 aos 90 anos, e para os milhares de pessoas presentes.
A noite começou de uma forma inusitada, ao ser dado a conhecer a história, o património cultural, arquitetónico de Vila do Conde e as diferentes gerações de rendilheiras vilacondenses, através de belas túnicas estampadas que a todos surpreenderam.
Um dos momentos mais esperados foi apresentação ao público, pela primeira vez, das extraordinárias criações da autoria de Eugénia Cunha e da rendilheira Maria da Guia Monteiro, que, no âmbito do projeto inovador, conjugaram a cultura e o ambiente: as rendilheiras do Museu das Rendas utilizaram “velhos” fios de materiais utilizados na pesca, e que dão à costa ou são sobrantes do arranjo das redes, produzindo magníficas algas executadas segundo a técnica da renda de bilros.
Este quadro foi muito aplaudido e confirmou que a simbiose entre a renda e as redes dos pescadores é perfeita, pois conseguiu unir duas das maiores marcas da identidade de Vila do Conde: as rendas de bilros e a pesca.
As rendilheiras apresentaram as suas criações, cujo tema era as flores, perante um júri que as avaliou, tendo em conta os seguintes critérios: conceito da peça e sua ligação ao centro rendeiro de Vila do Conde, criatividade, execução técnica da renda de bilros, qualidade dos materiais, execução técnica da peça e resultado final.
Este desafio foi lançado às rendilheiras pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que, mais uma vez, corresponderam com entusiasmo e em grande número, já que foram 25 os modelos apresentados ao júri e ao público.
Seguiu-se o desfile das 27 crianças, quase todas da Escola de Rendas, que, com a sua graciosidade e a beleza dos motivos do mar aplicados nos seus vestidos, encantaram o público.
O desfile terminou com a apresentação de um exuberante vestido de noiva criado com vários exemplares de rendas de bilros já existentes, que resultou numa criação única.
A Presidente da Câmara, visivelmente emocionada, sublinhou que “esta foi uma noite memorável onde foi possível apreciar trabalhos de arte de rara beleza”. Sublinhando que “é possível inovar criando peças contemporâneas e com forte cunho identitário da nossa cidade como são as nossas rendilheiras e os nossos pescadores”.
A Dr.ª Eliza Ferraz reforçou que “o Município de Vila do Conde promove estas iniciativas com o objetivo de divulgar as rendas de bilros de Vila do Conde como um ex-libris do concelho, um elemento do artesanato e de tradição local, dando também continuidade à sua projeção nacional e internacional”.
No final, foram anunciadas as vencedoras dos prémios, no valor de mil euros cada: o “Prémio do concurso BILROS 2017”, para o melhor coordenado, foi atribuído a Maria da Conceição Lisboa e o “Prémio carreira Joana Maria de Jesus”, para a melhor Renda de Bilros de Vila do Conde, foi atribuído a Maria do Céu Graça Salazar.
A apresentação do desfile esteve a cargo de Jorge Gabriel e animação foi da responsabilidade do Conservatório de Música de Vila do Conde e do bailarino vilacondense Frederico Loureiro, um dos melhores bailarinos do mundo.











