-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- “Terra”: exposição coletiva da nova geração do cinema português
“Terra”: exposição coletiva da nova geração do cinema português

A Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta uma exposição coletiva, intitulada “Terra”, da nova geração de autores portugueses: Gabriel Abrantes (em colaboração com Ben Rivers), Priscila Fernandes, Pedro Neves Marques, Joana Pimenta, Lúcia Prancha, Francisco Queimadela e Mariana Caló.
Esta é uma oportunidade para evidenciar a qualidade da obra de uma nova geração que, para além do reconhecimento nacional, alcança já alguma notoriedade internacional, tanto no panorama do cinema como no das artes plásticas. São autores que, de alguma forma, já estabeleceram uma relação com a Curtas Metragens CRL, quer seja de forma direta, pelo apoio dado à produção de obras originais, quer pela participação no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema ou, até, em exposições anteriores da Solar – Galeria de Arte Cinemática.
“Terra” integra seis instalações site-specific, desenvolvidas a partir de filmes, mas que não passam obrigatoriamente pela sua projeção. As instalações partem de pontos específicos do planeta, muitas vezes longínquos, que trazem a um local específico onde se consumam num todo que forma a TERRA, contribuindo para uma ideia complexa formada a partir de elementos simples, por vezes dispersos, mas que se agregam para formar um novo espaço de significação.
Esta exposição integra-se na programação da 25ª edição do Curtas, Festival de Cinema, e estará patente até 17 de setembro, podendo ser visitada de terça a domingo - das 14h às 18h.
A Solar – Galeria de Arte Cinemática é uma estrutura financiada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, pelo Ministério da Cultura e pela DGArtes – Direção-Geral das Artes.