-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Custódia da Igreja do Carmo em exposição nos Paços do Concelho
Custódia da Igreja do Carmo em exposição nos Paços do Concelho

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e dado que a 17 de julho se comemora o dia de Nossa Senhora do Carmo, o Museu de Vila do Conde selecionou uma belíssima custódia pertencente à Igreja do Carmo, para exposição nos Paços do Concelho, durante o mês de julho.
Esta Custódia de prata, com base trapezoidal, é decorada por motivos vegetalistas, assente em quatro pés. Na haste apresenta um querubim. Hostiário em forma de sol radiado, dourado, com câmara circular envidraçada, contendo lúnula amovível (pequeno semicírculo que sustenta a hóstia consagrada), com decoração de cabeça de querubim. A moldura é ainda enriquecida com aplicações de quatro pedras finas vermelhas. Resplendor de raios septiformes, de dimensões variadas, encimado por uma cruz.
A fundação da Igreja do Carmo data do século XVIII. Até à extinção das ordens religiosas, em 1834, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, era a igreja do Hospício de Nossa Senhora do Carmo (Religiosos Carmelitas Descalços). Por volta do ano de 1840, a Igreja passa a integrar o património municipal.
Esta igreja apresenta três altares, nos quais se veneram as imagens de Nossa Senhora do Carmo, de Santa Tereza e de Nossa Senhora das Dores.
É remota a devoção por parte dos vilacondenses a Nossa Senhora do Carmo, assim como as festas em sua honra.
Da história da Igreja do Carmo, de registar que, nas primeiras décadas do século XX, pelos inícios do mês de setembro, realizavam-se com grande esplendor as festas carmelitas em honra da protetora dos marítimos.
Esta peça pode ser apreciada de segunda a sexta-feira das 9h às 20h.