-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- FNA: assinado protocolo com o Ceará para a promoção das Rendas de Bilros
FNA: assinado protocolo com o Ceará para a promoção das Rendas de Bilros

No passado sábado, foi inaugurada a 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA) nos Jardins da Avenida Júlio Graça. Este ano, o certame dedica uma atenção especial às Rendas de Bilros, arte que deu origem a este evento e que ainda hoje é a Rainha deste certame.
Neste sentido, foi assinado um protocolo de intenções entre a Câmara Municipal de Vila do Conde, o Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, com o objetivo de promover a troca de saberes entre este Estado Brasileiro e o nosso Concelho, de forma a preservar e promover a Renda de Bilros como património cultural.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, presidiu ao ato inaugural do certame, apreciando à entrada do recinto a Instalação Artística de NeSpoon que, em parceria com as nossas rendilheiras, criou uma “teia gigante” entre as árvores. A artista polaca teve como ponto de partida quadrados semelhantes aos usados na maior Renda de Bilros do Mundo, produzida em Vila do Conde e certificada pelo Guinness World Records.
A Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada por diversas entidades e individualidades, entre elas a Primeira-Dama do Estado do Ceará, o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, o Presidente da Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, o Vice-Presidente e Vereadores da Câmara Municipal, Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias, Forças de Segurança, entre outros, visitou os vários stands da Feira e apreciou o trabalho de mais de duas dezenas de artesãos.
Este ano com o Estado brasileiro do Ceará como convidado especial, poderá também apreciar as belas rendas de bilros que nascem das artesãs cearenses mas também peças em cerâmica, cestaria, trançados, garrafas coloridas, não faltando as iguarias com tapioca e açaí.
Ainda no recinto da FNA poderá ser apreciada a exposição "Rotas da Cerâmica do Norte de Portugal", promovida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Esta mostra visa contribuir para a referenciação e revitalização de algumas das escolas de cerâmica, existentes nesta região do país.
Até 6 de agosto, em pleno coração da cidade pode ser apreciado o mais genuíno do artesanato português. E se ao artesanato juntarmos os sons da música popular e os sabores da gastronomia portuguesa, estão reunidos os motivos para uma visita a Vila do Conde.
Venha daí festejar os 40 anos da Feira Nacional de Artesanato!
ENTRADA LIVRE
Horário da FNA
2ª a 5ª. – 17h00 às 24h00
6ª. e sab – 15h00 às 00h30
Dom – 15h00 às 24h00
Coordenadas GPS: 41º21’05.70”N 8º44’53.70”W

















